Humanização como parte do tratamento no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
O cuidado com a saúde vai além de protocolos, exames e procedimentos. No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, ele também passa pelo olhar atento às histórias, aos vínculos e às necessidades emocionais de cada paciente. Um exemplo recente desse cuidado humanizado é a história do casal Lucineia, de 62 anos, e Zeguinaldo Rampinelli, de 76 anos.
Na madrugada do dia 1º de janeiro, o casal sofreu um grave acidente automobilístico. Ambos foram socorridos e encaminhados de ambulância para o Hospital Dr. Jayme. Lucineia deu entrada com um trauma neurológico grave, enquanto Zeguinaldo apresentava uma fratura exposta de grande complexidade. Quadros críticos que exigiram resposta rápida, atuação integrada e esforço redobrado das equipes multiprofissionais.
“Apesar de internados na mesma unidade, o acidente acabou separando o casal. Lucineia permanece internada há 21 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), enquanto Zeguinaldo, após evolução clínica favorável, já recebeu alta da UTI e segue em recuperação na enfermaria. Mesmo em setores diferentes, a equipe assistencial sempre buscou maneiras de mantê-los próximos, respeitando as condições clínicas e os protocolos de segurança”, explicou a diretora de Cuidados Integrais do Hospital Dr. Jayme, Alessandra Bernardino.
Nesta semana, a equipe da UTI organizou um reencontro especial entre Lucineia e Zeguinaldo. O momento, cuidadosamente planejado, fez parte de uma estratégia de cuidado que considera também os aspectos emocionais como aliados no processo de recuperação. O encontro permitiu que o casal matasse a saudade, trocasse palavras, carinho e fortalecesse um vínculo que, mesmo diante da adversidade, permanece firme.
Mais do que um gesto simbólico, o reencontro foi pensado como um verdadeiro plano terapêutico, reconhecendo que o afeto, o acolhimento e a presença do outro também contribuem para o bem-estar e a recuperação dos pacientes. A iniciativa reflete a proposta da unidade de valorizar a jornada do paciente, um processo contínuo que envolve acolhimento, cuidado e recuperação ao longo de toda a permanência na instituição. “Nosso foco é acompanhar o paciente em todas as etapas da sua jornada dentro do hospital, contribuindo para sua recuperação de forma integral”, destacou a psicóloga do Hospital Dr. Jayme, Luiza Azevedo.
A psicóloga completou: “mesmo em cenários de alta complexidade, histórias como a de Lucineia e Zeguinaldo reforçam que é possível cuidar com técnica, responsabilidade e, acima de tudo, humanidade”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Clarissa Figueiredo / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245 | 3331-7589
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br