08/08/2023 11h26

ICEPi alcança marco inédito com registros de sistemas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) alcançou um feito inédito para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a saúde pública capixaba. Em julho, foi concedido ao ICEPi o Certificado de Registro de Programa de Computador pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Foram certificados os sistemas Gota de Vida, Integra BPA e o sistema Vacina e Confia, do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa).

O registro de programa de computador no INPI é a forma de garantir sua propriedade e obter a segurança jurídica necessária de modo a proteger o seu ativo de negócio para comprovar a autoria ou titularidade do programa. O Gota de Vida foi lançado no dia 14 de junho deste ano, no Dia Mundial do Doador de Sangue; o Vacina e Confia foi lançado em julho de 2021; e o Integra BPA começou a ser utilizado em janeiro de 2023.

Para o ICEPi, este processo auxiliará no fortalecimento dos serviços de saúde oferecidos à população, além de promover a premissa da instituição, de inovação e aprimoramento constantes, como avalia o diretor da unidade, Fabiano Ribeiro.

“Cada um desses sistemas tem frentes de atuação diferentes, mas o objetivo é único: beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde. O registro no INPI projeta o ICEPi como uma importante instituição em nível nacional, no fortalecimento da inovação e do desenvolvimento tecnológico para a saúde”, disse Ribeiro.

Conheça os sistemas

Gota de Vida

O aplicativo Gota de Vida, criado pelo ICEPi em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), tem como objetivo impulsionar as doações de sangue e de medula óssea, além de fidelizar doadores e promover a cultura da doação. O aplicativo, disponível de forma gratuita nas lojas de aplicativos de celulares e tablets, permite que usuários possam acessar informações sobre como e onde doar, dentre outras. O desenvolvimento foi feito pelos pesquisadores Ezequiel Demetras Silva, Giulyana Alvarenga e Fábio Daniel Mazioli.

Sistema Vacina e Confia

O sistema Vacina e Confia foi desenvolvido em meio à pandemia da Covid-19 com o objetivo de apoiar os municípios capixabas no agendamento on-line da vacinação e na divulgação dos dados da vacina contra a Covid-19. Atualmente, conta com mais de quatro milhões de cadastros e integra os sistemas de informação do SUS voltados à imunização e à gestão dos imunizantes contra a Covid-19 e demais doenças (vacinas, soros e imunoglobulinas). Por meio dele é possível monitorar a imunização e acompanhar diariamente os dados de vacinação no Estado, além de realizar agendamentos e emitir o passaporte vacinal. O sistema apresenta funcionalidades também para gestores, como o controle do estoque de imunizantes, a disponibilização de relatórios e o registro do histórico de vacinação do cidadão.

Lançado em 2021, o Vacina e Confia foi desenvolvido pela parceria da Sesa, por meio do Programa Estadual de Imunizações da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Gerência de Tecnologia da Informação e do ICEPi, com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estiveram envolvidas, no total, mais de 40 pessoas, entre bolsistas, servidores e colaboradores.

Integra BPA

O Integra BPA é um sistema responsável por otimizar o processo de trabalho de unidades de saúde de Atenção Especializada e laboratório central que utilizam os sistemas e-SUS APS Multimunicipal e o Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL). Com o sistema IntegraBPA, a alimentação dos dados é feita de forma automatizada com a leitura dos bancos de dados e, em menos de um minuto, será gerado um arquivo com toda a produção da unidade.

Outra importante funcionalidade do sistema Integra BPA é a geração de relatórios analíticos para os profissionais que utilizam o sistema e-SUS APS multimunicipal, desta forma complementando relatórios necessários que serão utilizados pelo Estado e municípios.

A plataforma reduz significativamente o tempo dedicado aos processos manuais, permitindo que as unidades de saúde concentrem seus esforços em outras atividades de assistência à saúde. O desenvolvimento foi feito pelo supervisor de Sistemas e Gestão da Informação da Atenção Primária e de Vigilância em Saúde, Atilas Rodrigues Lamberti. O pesquisador faz parte do Programa de Desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação e Estímulo à Inovação Aplicadas (PROTICSUS).

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br