31/08/2023 15h30 - Atualizado em 01/09/2023 16h59

ICEPi apresenta inovações no evento Inova Capixaba – Saúde In Foco

Durante dois dias, pesquisadores do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) puderam apresentar os programas, projetos e demais ações desenvolvidas, principalmente no sul do Estado, no Inova Capixaba – Saúde In Foco. O evento aconteceu nestas terça-feira (29) e quarta-feira (30), em Guaçuí, e reuniu profissionais de saúde, gestores municipais e também estudantes. A organização foi do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). 

Além dos estandes, os profissionais participaram da programação de palestras, ocasião em que puderam mostrar os resultados da atuação do ICEPi, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS). O momento também foi de troca de experiências e de diálogo entre os integrantes do Instituto e os gestores dos municípios que recebem os projetos. 

O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, participou dos painéis “Ecossistema de Inovação” e "Inovação Como Pilar na Resiliência: Os Casos de Sucesso no Sistema de Saúde do Espírito Santo”. “Criamos projetos de inovação, inicialmente pensados para o cotidiano, mas que, na pandemia da Covid-19, se provaram resilientes. Assim, constatamos nossa capacidade de resiliência para enfrentar as demandas diárias do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba”, ressaltou.

 

Qualifica-APS

Um dos programas destacados durante o evento foi o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), que está presente em municípios da região Sul, onde Guaçuí está localizada.  

No painel “Práticas de Inovação na Formação em Saúde”, a coordenadora do Provimento e Fixação de Profissionais, que faz parte do Qualifica-APS, Thaís Maranhão, destacou que o Estado tem inovado na formação de profissionais, ampliando seus escopos de atuação e de competência. “Nesse contato entre profissionais de diferentes categorias, um aprende com o outro. Com isso, temos gerado bons frutos tanto para o Estado quanto para os municípios. Hoje, são 1.400 profissionais em formação, em 69 cidades capixabas”, disse.  

O componente de Provimento está em 22 municípios da região Sul e, desses, 11 têm Equipes Multiprofissionais Ampliadas e um tem ainda uma equipe de Consultório na Rua. 

No âmbito dos Programas de Residências, que também integram o Qualifica-APS, a supervisora das Residências Multiprofissionais, Giorgia Gomes, explicou que o principal objetivo das Residências é promover a qualidade de ações em saúde para os usuários do SUS capixaba. “Os residentes têm colaborado muito na proposição de inovações nos processos de serviço em seus campos de prática”, destacou. 

Na região, o ICEPi tem as Residências Multiprofissionais em Cuidados Paliativos, em Saúde Mental e em Saúde Coletiva e a Residência Médica em Psiquiatria. O neurocirurgião Leandro de Assis Barbosa, que coordena a Residência Médica em Neurocirurgia do ICEPi, também participou do evento com a palestra “Inovação na linha de cuidado do AVC”. 

 

Gota de Vida e Caça Dengue

Quem passou pelo Inova Capixaba ainda testou o aplicativo “Gota de Vida” e conheceu o jogo “Caça Dengue”, que foram expostos nos estandes do ICEPi.  

O aplicativo, que foi desenvolvido pelo ICEPi, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), tem como objetivo principal impulsionar as doações de sangue no Estado. Lançado no dia 14 de junho, no Dia Mundial do Doador de Sangue, o aplicativo já teve mais de três mil downloads. 

Já o jogo educacional, desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação e Estímulo à Inovação Aplicadas à Saúde (PROTICSUS), em parceria com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), ambas da Secretaria da Saúde (Sesa), visa à conscientização, de forma lúdica, sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida

asscom@saude.es.gov.br

 

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br 

 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde

Felipe Bezerra

felipebezerra@saude.es.gov.br   

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard