06/12/2021 15h07

ICEPi apresenta projetos no maior evento de inovação do Espírito Santo

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) esteve presente nesse fim de semana no evento “ESX – Espírito Santo Innovation Experience”, em Vitória, apresentando o programa Pitch Gov.ES.

Realizado de forma gratuita e organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES), o ESX é o maior evento de inovação do Estado e reuniu palestrantes do setor público e privado locais e nacionais.

O stand do Instituto ficou no Espaço Governo, onde os membros apresentaram para quem passava pelo local como funciona o ICEPi e quais são os projetos desenvolvidos.

Apresentações

O programa Pitch Gov.ES foi apresentado como um exemplo de inovação no Governo na tarde de sábado (04). O coordenador de Avaliação e Captação de Tecnologias em Saúde do ICEPi, Murillo Birchler Xavier, explicou o contexto de atuação do programa na área da saúde.

“O Pitch Gov.ES conecta o Espírito Santo às startups para resolver desafios da gestão pública no Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV). A RFID Brasil trabalha na integração e automatização da gestão da jornada do paciente no momento da entrada até a alta por meio de uma pulseira com chip embutido. Já a Medbolso estabeleceu uma plataforma que permite a montagem das escalas dos profissionais plantonistas de forma sustentável e transparente”, disse.

Também participaram da mesa representantes do Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), do Escritório Local de Processos, Projetos e Inovação (Elppi) da Secretaria da Educação (Sedu), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e de empresas inovadoras selecionadas para o programa.

Projetos

Os projetos do Instituto foram apresentados na palestra “ICEPi, uma incubadora de saúde em ascensão”, na tarde de domingo (05).

“Uma instituição de ciência e tecnologia (ICT) como o ICEPi possibilita parcerias com empresas privadas, exploração de propriedade intelectual, regulação de pesquisadores estrangeiros e outras facilidades, aproximando o Governo de todo o ecossistema de inovação, impactando de forma positiva e modernizando os serviços oferecidos ao cidadão”, relatou Birchler.

A coordenadora de Gestão de Projetos de Inovação e Captação de Recursos do Instituto, Nayara Ribeiro, ainda destacou que o contexto de surgimento do Instituto torna viável “incubar novas ideias e captar desafios para a área da saúde, com o objetivo de fortalecer o SUS capixaba e beneficiar a população”.

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br