Implantação da Rede Cuidar entra na reta final

O trabalho de implantação da Rede Cuidar na Região Norte do Espírito Santo entrou na reta final. Nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está conduzindo uma reunião de trabalho para integração da equipe da Atenção Primária à Saúde – gestão municipal – com a equipe da Rede Cuidar – gestão estadual –, onde serão oferecidos serviços de Atenção Ambulatorial Especializada.
A reunião está acontecendo na Rede Cuidar em Nova Venécia. Começou nesta segunda-feira (28) e vai até quarta (30), envolvendo técnicos e coordenadores da Atenção Primária dos municípios da região Norte, secretários municipais de saúde, médicos do Programa Mais Médicos, equipe da Superintendência de Saúde da Sesa na região Norte, equipe do nível central da Sesa e toda a equipe gestora e técnica da Rede Cuidar da Região Norte.
Também participam da reunião uma equipe da Superintendência da Sesa na região Central do Estado, onde as discussões para implantação da Rede Cuidar estão avançando, e uma equipe do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), que construiu o modelo de atendimento integrado que está sendo implantado no Espírito Santo e que está auxiliando a Sesa na implantação por meio dos projetos prioritários do Governo do Estado Planificação da Atenção à Saúde e Rede Cuidar.
“Este é a etapa de consolidação de um ano todo de esforço dos gestores e dos técnicos dos níveis central e regional da Sesa, junto com os municípios e com apoio do Conass. É um momento de integração, formação e, principalmente, de comprometimento com o cuidado da saúde das 400 mil pessoas que vivem nos 14 municípios da região Norte. Estamos na reta final desse trabalho coletivo para iniciarmos efetivamente o atendimento à população em setembro”, comentou o subsecretário de Gestão Estratégica e Inovação e secretário de Estado da Saúde interino, Francisco José Dias da Silva.
Na avaliação da superintendente da Sesa na Região Norte, Pretta Cani, este é um momento muito importante para a região Norte e para o Estado do Espírito Santo. “Estamos nos aproximando cada dia mais da realização do sonho do SUS, integrar equipes da Atenção Primária à Saúde com equipes da Rede Cuidar, que vai oferecer atendimento ambulatorial especializado. Logo vamos iniciar o novo modo de cuidar das pessoas, a nova saúde pública capixaba”, disse a superintendente.
Rede Cuidar
A implantação da Rede Cuidar faz parte do Programa Prioritário de Governo “Ampliação e Modernização da Rede de Saúde”, que prevê a implantação de cinco Unidades de Cuidado Integral à Saúde distribuídas nas quatro regiões de saúde, nos municípios de Nova Venécia, Linhares, Guaçuí e Domingos Martins e Santa Teresa.
Entre os benefícios esperados com a implantação da Rede Cuidar estão: evitar deslocamento para a Grande Vitória; redução do tempo de espera para realização de consultas e exames, proximidade do serviço com o usuário e qualidade na prestação dos serviços (área física adequada e humanizada, melhores condições de atendimento, equipe devidamente capacitada, e espaço de escuta do usuário).
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643