13/11/2025 15h59

Inovação: Sesa lança o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS, na segunda-feira (17)

Com foco na inovação e na prestação de um serviço de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, a Secretaria da Saúde (Sesa) lança, nesta segunda-feira (17), o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges-ES), no auditório da Sesa Enseada, em Vitória. O objetivo do site é gerar, com rapidez, informações de saúde qualificadas para tomada de decisões na Sesa e elaboração de políticas públicas de saúde eficazes para a população capixaba.

 

O lançamento contará com a presença de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, e de diversas autoridades, entre elas, representantes do Ministério Público. A programação, que acontece das 8h30 às 17h, prevê palestras sobre inteligência em saúde e apresentações sobre o uso do Cieges.

 

“Estamos sempre buscando inovar e modernizar a saúde pública no Espírito Santo. O lançamento do Cieges é um passo importante na busca de maior eficiência na gestão da informação sobre a saúde pública. O Espírito Santo vai passar a integrar a rede de estados que têm esse mesmo sistema e fortalecer a rede de dados entre estados brasileiros”, comemorou o secretário da Saúde, Tyago Hoffmann.

 

Na opinião do gerente de Tecnologia da Informação da Sesa, Marcio Merçon, o lançamento do Cieges é um marco de um trabalho que vem sendo executado há alguns anos. “O Cieges busca apoiar a gestão do SUS utilizando dados, informações e indicadores de saúde. Seus principais objetivos são apoiar a tomada de decisão, integrar informações do SUS, promover o monitoramento e avaliação dos vários eixos da gestão da saúde, fortalecer a capacidade das equipes técnicas e fomentar a troca de experiências entre as unidades da federação, criando uma rede com intercâmbio de melhores práticas e aprendizado mútuo na gestão do SUS”, afirmou.

 

O Cieges é uma plataforma moderna, de navegação fácil e instintiva, com informações sobre todas as redes de atenção da saúde pública do Espírito Santo. Ele pode ser acessado aqui

IA Estrela

 

Uma das novidades do Cieges que ele conta com uma Inteligência Artificial (IA), a Estrela, para ser assistente virtual e potencializar a busca de informações qualificadas. O nome é uma homenagem a Maria Augusta Generoso Estrela, primeira mulher do Brasil a se formar médica. Ela estudou nos Estados Unidos e sua história contribuiu para a abertura das faculdades de Medicina às mulheres no país por Dom Pedro II, sensibilizado pelo exemplo na luta em busca de conhecimento da jovem, em 1879. 

 

Sob a coordenação da Gerência de Comunicação da Sesa, a Estrela foi criada com um designer moderno, com uma estrela de quatro pontas, que também faz referência à identidade visual da logo do SUS e à rosa dos ventos, elemento que reforça o papel da assistente virtual como guia, que vai direcionar os gestores de saúde para as decisões mais assertivas.

 

 

Integração

 

O Cieges também integra ao projeto da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), uma plataforma do Ministério da Saúde que promove a interoperabilidade de dados de saúde no Brasil. No futuro, a RNDS vai conseguir ofertar salas de situação em tempo real das saúdes pública e privada brasileira.

 

Por isso, a criação de centros de inteligência estaduais tem sido solicitada pelo Conass, em um movimento nacional para ter uma rede de informações qualificadas para as gestões estaduais do SUS. Atualmente, 12 estados já têm esses centros, como o Cieges no Espírito Santo.

 

  

Programação do Lançamento do Cieges

 

Segunda-feira (17/11)

8h30 – Credenciamento e recepção dos participantes.

9h – Cerimônia de Lançamento do Cieges

9h30 – “O Papel do Conass na Inteligência em Saúde”, com o palestrante Sandro Terabe.

10h40 - “Como a inteligência de dados está apoiando a redução de filas e a ampliação do acesso nas consultas e exames do SUS”

12h – Intervalo

13h30 – “Transparência de dados por meio do Observatório Capixaba de Direito à Saúde”, com representantes do Lab.SUS+Justiça, da ASSDEJ e do Ministério Público.

14h30 – “O potencial da Wiki Saúde como ferramenta colaborativa para Cieges”, com o gerente de Tecnologia da Informação da Sesa, Marcio Merçon.

15h30 –Intervalo

16h – “Desvendando o Cieges: ferramentas e potencialidades”, com a equipe técnica do Cieges.

17h – Encerramento.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard