14/10/2019 17h09

Inscrições abertas para 1º simpósio de prevenção e tratamento de feridas em pediatria do HINSG

Estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio de Prevenção e Tratamento de Feridas em Pediatria, do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória. 

O evento será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, e é voltado para profissionais médicos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros, que atuam na pediatria ou estão em processo de formação. 

As inscrições custam R$ 50 para os profissionais e R$ 25 para acadêmicos e podem ser realizadas até o dia 11 de novembro exclusivamente pelo site  www.sympla.com.br ou clicando aqui. O evento não tem fins lucrativos e os valores arrecadados serão doados a uma instituição de caridade. 

O objetivo do simpósio é difundir e compartilhar a prática multiprofissional no tratamento e prevenção das lesões na pediatria, buscando disseminar conhecimento e melhorando a prática na assistência aos cuidados com a pele do paciente pediátrico.

Entre os palestrantes estão a enfermeira especialista em terapia nutricional, Simone Erlacher Medici; a enfermeira, estomaterapeuta, dermatologista e presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (Sobende), Dulce Janaina Gomes de Morais; a infectopediatra do HINSG, Euzanete Maria Coser; entre outros. 

Serão abordados temas como cuidados com a pele; lesão por pressão; infecções e feridas; terapia de pressão negativa; oxigenoterapia hiperbárica; queimados; e nutrição. 

 

Serviço
Data: 12 e 13 de novembro
Horário: 8 às 17 horas
Local: Auditório do Senac – avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2077, Bento Ferreira, Vitória.



Programação

12 de Novembro

  • A importância de uma equipe multidisciplinar -  Fernanda Herpit Macedo (Enfermeira Presidente da CPTL-HINSG) e Simone Erlacher Medici - (Enfermeira especialista em Terapia Nutricional, ex-presidente da CPTL-HINSG.)
  • A Pele da Pediatria – Dra. Isabela Guimarães Moreira Sandri (dermatologista e membro da CPTL-HINSG).
  • Cuidados com a pele na pediatria - Dulce Janaina Gomes de Morais (enfermeira estomaterapeuta e dematologista, presidente da Sobende).
  • A pele nas doenças raras, um auxílio no diagnóstico diferencial - Dulce Janaina Gomes de Morais (enfermeira estomaterapeuta e dematologista, presidente da Sobende).
  • Lesão por Pressão na Pediatria: Um olhar diferenciado do diagnóstico a prevenção -  Carla Braga Oliveira Rodrigues - (enfermeira mestre em Enfermagem, membro da CPTL-HINSG)
  • A experiência na implantação de um protocolo de prevenção de LPPs na Instituição: da motivação até os resultados preliminares - Fernanda Herpit Macedo (enfermeira presidente da CPTL-HINSG)
  • A importância da espuma de multicamadas na prevenção de lesões por pressão: último consenso. Enfa. Paloma Lemos Santos (enfermeira especialista em dermatologia e membro da EPUAP - empresa Mölnlycke/Cirúrgica Mosqueira)
  • Relatos de casos com uso de tecnologias para tratamento de lesões na instituição - Aline Corbellari Zamprogno (enfermeira mestre em Saúde Coletiva, membro da CPTL-HINSG).
  • Workshop - Uma fixação eficiente dos curativos. Apresentação Empresa Pooltex/Zelo Health Care.
  • Pela visão do infectologista pediátrico: swab, cultura e antibioticoterapia - Dra. Euzanete Maria Coser (Infectopediatra HINSG).
  • Tratamento cirúrgico da osteomielite - Dr. Roger Frossard Pagotto (Ortopedista pediátrico HINSG).
  • Estratégias de combate ao biofilme - Dr. Adriano Mehl (mestre e doutor em Ciências/Engenharia Biomédica, Membro da EWMA)
  • Tecnologia no tratamento do biofilme - Ana Lígia Martins Sousa (enfermeira estomaterapeuta - Empresa Convatec)

 

13 de Novembro

  • Tratamento ambulatorial de feridas - Apresentação da empresa Cristália
  • Apresentação do CTQ HINSG: o ônus da criança queimada - Gilceli Miossi Poloni (assistente social CTQ-HINSG).
  • Atendimento Inicial da Criança Queimada - Dra. Larissa Scheidegger (pediatra neonatologista-HINSG).
  • O papel da Fisioterapia no tratamento do médio e grande queimado - Clarissa Alcantara Roldi (fisoterapeuta membro da CPTL-HINSG) e Fabiana Pedroni Bravim (fisioterapeuta CTQ-HINSG).
  • O uso da membrana de biocelulose no tratamento da criança queimada - Cynthia Veiga (enfermeira estomaterapeuta)
  • A atuação da cirurgia plástica no paciente pediátrico queimado – Dra. Maria Alice Domingues Rezende (cirurgiã plástica HINSG)
  • Oxigenioterapia Hiperbárica: Indicações e contraindicações no tratamento de feridas – Dra. Lívia Gomes de Figueirêdo (médica hiperbarista pela Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica).
  • A experiência do serviço na utilização da terapia de pressão negativa - Dra. Rosalie Torrelio (cirurgiã plástica, membro da CPTL HINSG).
  • Opção em terapia de pressão negativa portátil: Tecnologia Avelle - Ana Lígia Martins Sousa (enfermeira estomaterapeuta - empresa Convatec).
  • Terapia por pressão negativa ultra-portátil: Tecnologia Snap - Apresentação empresa KCI/Favilly 
  • Relatos de casos com uso de tecnologias de pressão negativa na instituição - Rita de Cassia Rangel Correa (Enfermeira Especialista em Auditoria em Saúde, Membro da CPTL-HINSG) e Jordana da Silva Uhlig (enfermeira especialista em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente, Membro da CPTL-HINSG)
  • Workshop: Opções de suplementos alimentares para o tratamento de feridas - Renza Pavesi Mai (nutricionista especialista em Terapia Nutricional, assessora da Nestlé Healthsience).
  • Equipe de terapia nutricional e metabólica do HINSG: nossos protocolos - Dra. Maria Amélia Caldeira de Souza (pediatra e nutróloga - HINSG)
  • A nutrição na pediatria -  Sara Almeida Bezerra de Oliveira (nutricionista, membro da CPTL-HINSG).
  • A importância de uma adequada suplementação na cicatrização - Dr. Adriano Mehl (mestre e doutor em Ciências/Engenharia Biomédica, membro da EWMA)

 

*A programação pode sofrer alterações. 

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard