17/06/2024 07h59 - Atualizado em 18/06/2024 13h47

Inscrições abertas para o I Seminário Estadual de Cuidados Paliativos no SUS

Diante da doença, o desafio de quem trabalha com Cuidados Paliativos é promover dignidade e qualidade de vida aos pacientes e seus familiares, de forma humanizada. Quem quiser mergulhar no tema pode se inscrever no I Seminário Estadual de Cuidados Paliativos. Gratuito, o evento acontece na terça-feira (25), das 8h às 17h, no auditório do Sebrae, na Enseada do Suá, Vitória.

Na programação, além de aprender o verdadeiro conceito de cuidar, os participantes vão conferir os projetos destaques no Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo e a Política Nacional de Cuidados Paliativos, além de fazer trocas acadêmicas e de serviços hospitalares da rede pública.

 

Uma das atrações mais esperadas é a da coordenadora-geral de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, Mariana Borges Dias, que vai explanar por vídeo sobre o que esperar da Política Nacional de Cuidados Paliativos.

No total, cerca de 200 profissionais e servidores da saúde dos 78 municípios capixabas estão sendo esperados no I Seminário Estadual de Cuidados Paliativos.

“Temos muitos projetos em execução. Recentemente, tivemos a publicação da política nacional, que, em breve, vai se conectar com a proposta de política estadual, que está em fase final de elaboração. O Seminário Estadual de Cuidados Paliativos acontece nesse momento importante, no qual planejamos ouvir e interagir com quem de fato executa o trabalho na ponta”, afirmou a coordenadora do evento, Roseanne Courbassier Cheroto Ferreira, que também integra a Câmara Técnica Cuidados Paliativos da Secretaria da Saúde (Sesa).

O Seminário conta ainda com a apresentação do Coral da Affec- Hospital Santa Rita com a regência do maestro Max Michel Alves de Freitas.

 

Programação

8h – Credenciamento  

8h30 – Solenidade de abertura com a presença do representante do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin.

9h - Palestra “Introdução aos Cuidados Paliativos, onde estamos no Estado do Espírito Santo” com a representante da Câmara Técnica de Cuidados Paliativos da Sesa, Roseanne Courbassier Cheroto Ferreira.

9h20 -  Palestra online “O que esperar da Política Nacional de Cuidados Paliativos” com a coordenadora-geral de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, Mariana Borges Dias.

9h40 - Mesa Redonda sobre trocas dos serviços com os  Hospitais Infantil Nossa Senhora da Glória, Estadual de Vila Velha "Dr. Nilton de Barros”, Universitário Cassiano Antônio de Moraes, Santa Rita, Dório Silva e da Unidade Básica de Saúde da Ilha de Santa Maria. Mediação da coordenadora da Atenção Primária a Saúde da Sesa, Maria Angélica Callegari. 

11h45 – Término dos trabalhos da manhã

13h20  - Palestra “Trajetória da implementação dos Cuidados Paliativos nos serviços hospitalares do Estado” com a especialista em cuidados paliativos, drª. Antonielen Marcelino.

13h40 - Mesa redonda sobre formação de profissionais com o  Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), Paliares, Universidade Vila Velha (UVV), Multivix, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e Faculdade Inspirar. Mediação com  Manoela Cassa Libardi.

15h40 – Palestra “Espiritualidade e Cuidados Paliativos” com a capelã hospitalar, Elizabeth Maria de Assis Silva Pavão.

16h - Intervalo

16h15 -  Apresentação do Coral da Affec-Hospital Santa Rita com a regência do maestro Max Michel Alves de Freitas.

17h - Encerramento

 

Inscrição

Faça aqui a sua inscrição. Os participantes do evento vão receber certificados.

O I Seminário Estadual de Cuidados Paliativos é uma realização da Gerência de Política de Organização de Redes de Atenção em Saúde (Geporas) da Sesa, com apoio do Hospital Santa Rita, do Paliares e Emescam.

Formação 

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) possui o Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos, com o objetivo de fortalecer os princípios dos Cuidados Paliativos. A formação tem uma abordagem integral para que a equipe multidisciplinar possa aprender mais sobre a prevenção e o alívio do sofrimento por meio da avaliação e do tratamento da dor e de outras questões, que impactam diretamente na vida dos pacientes e suas famílias. A coordenação do curso é da doutoranda Manoela Cassa Libardi, que também compõe a equipe de coordenação do Seminário.

 

 

Conceito

Cuidado Paliativo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a assistência humanizada prestada ao paciente e sua família, diante de uma doença que ameace a vida, para melhorar a qualidade de vida, prevenindo e promovendo o alívio do sofrimento nas dimensões físicas e espirituais.


A equipe multidisciplinar de cuidado paliativo faz as investigações e define a conduta terapêutica adequada para o melhor manejo de complicações e sintomas estressantes do tratamento e da evolução da doença. Ela deve ser preparada para dar o suporte necessário às famílias.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard