Inscrições prorrogadas para curso sobre Cuidado Integral para Saúde Mental

O curso “Saúde e bem viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental”, promovido pelo Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), está com inscrições prorrogadas até o dia 06 de julho, pelo site https://icepi.es.gov.br/editais/abertos.
São 300 vagas disponíveis para profissionais de 57 municípios capixabas que aderiram ao curso. O edital ICEPi/Sesa 045/2025 está disponível no mesmo endereço eletrônico.
O objetivo da formação é capacitar profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) com estratégias de promoção à Saúde Mental, por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), promovendo a reflexão sobre a importância do cuidado de si para o cuidado do outro e o diagnóstico das demandas de saúde mental existentes no território em que atuam.
Além disso, caracteriza-se como uma capacitação com carga horária de 120 horas e terá duração de até seis meses corridos, acontecendo na modalidade semipresencial, ou seja, com aulas na modalidade de Educação a Distância (EaD) e encontros presenciais.
Os municípios que fizeram adesão ao curso foram:
Região Norte
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Conceição da Barra
Jaguaré
Montanha
Mucurici
Nova Venécia
Pedro Canário
Pinheiros
Ponto Belo
São Mateus
Vila Pavão
Região Central
Águia Branca
Baixo Guandu
Colatina
Governador Lindenberg
Linhares
Mantenópolis
Marilândia
Pancas
Rio Bananal
São Roque do Canaã
Vila Valério
Região Metropolitana
Aracruz
Brejetuba
Cariacica
Domingos Martins
Fundão
Itarana
João Neiva
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
Serra
Vila Velha
Vitória
Região Sul
Alegre
Alfredo Chaves
Anchieta
Apiacá
Atílio Vivácqua
Bom Jesus do Norte
Cachoeiro de Itapemirim
Castelo
Divino de São Lourenço
Dores do Rio Preto
Iconha
Itapemirim
Iúna
Jerônimo Monteiro
Marataízes
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
São José do Calçado
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br