19/04/2022 18h14 - Atualizado em 19/04/2022 18h15

Laboratório Regional Norte de Saúde Pública é aprovado com excelência em programa de avaliação federal

O Laboratório Regional Norte de Saúde Pública (Laren), localizado em São Mateus, participou do Programa de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ), do Ministério da Saúde (MS), e obteve aprovação com excelência. A avaliação analisou a qualidade dos serviços prestados e o monitoramento dos testes de carga viral.

A rodada prática da AEQ tem como propósito avaliar o desempenho dos laboratórios e serviços de saúde que compõem a rede, por meio da comparação interlaboratorial dos resultados da execução de um painel de proficiência. Com foco educacional e não punitivo, a avaliação permite o aperfeiçoamento contínuo por meio da identificação de problemas (não conformidades) e a elaboração de ações preventivas e corretivas, quando necessárias.

O Laren faz parte da Rede de Carga Viral Rápida de HIV e HCV do Ministério da Saúde, e participou da primeira rodada prática da AEQ, realizada em fevereiro deste ano. No dia 30 de março passado, foi publicado o resultado de sua aprovação com o resultado de excelência para as duas análises.

O chefe do Núcleo de Vigilância do Laren, Jean Eduardo Matachon, ressalta a importância da participação do laboratório no Programa de Avaliação Externa da Qualidade.

“O fato de o Laren ser o único laboratório do Estado a participar da rodada de AEQ para carga viral rápida e esses resultados serem satisfatórios, demonstram a seriedade e a importância da qualidade dos serviços prestados aos municípios que compõem a área da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus”, disse.

Ainda segundo Matachon, o próximo objetivo a ser alcançado é aumentar o espaço físico, assim como a oferta dos exames do laboratório, na Superintendência Regional Norte. O projeto de construção da área física está em fase de aprovação, e após haverá a instalação das cabines de segurança biológica e capacitação dos profissionais”, explicou.

Atualmente o Laren conta com uma equipe formada por biólogo, farmacêutico bioquímico e auxiliar de enfermagem.

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Norte de Saúde
Anna Carolina Otoni