06/09/2019 16h57 - Atualizado em 06/09/2019 17h07

Lacen-ES é selecionado para compor a rede de referência nacional para a Tuberculose

O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) foi selecionado para compor a rede de laboratórios de referência nacional e regional para tuberculose e micobacterioses não-tuberculosas. A seleção foi publicada no Diário Oficial da União, seção 3, nº 173, desta sexta-feira (6).

Segundo o coordenador do Lacen-ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, essa conquista é um marco significativo para o Espírito Santo. “É um passo muito grande e importante para o Estado, pois mostra que o Espírito Santo tem capacidade técnica e que o trabalho realizado tem qualidade. Essa inclusão permitirá que possamos assumir, dentro do cenário nacional, uma posição de importância e destaque”, disse.

O coordenador ressaltou também que ao se tornar um laboratório de referência, o Lacen-ES implantará e disponibilizará outras tecnologias de ponta para o diagnóstico e identificação das micobactérias. “Como parte da rede de laboratórios, o Ministério da Saúde poderá aportar recursos para manutenção dessas instalações referentes ao diagnóstico da tuberculose e das micobcaterioses não-turbeculosas. Mais importante ainda é o reconhecimento do Lacen como um laboratório com potencial para que possa ser referência também em outros agravos”, comemorou.

Além do Lacen-ES, foram selecionados o Laboratório de Referência Nacional de Tuberculose e Micobacterioses Ângela Maria Werneck, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga ENSP/FIOCRUZ; o Laboratório de Bacteriologia e Bioensaio do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas INI/FIOCRUZ; o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas; e o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal.

Para acessar o link da publicação no Diário Oficial da União, basta clicar aqui.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard