Mãe internada recebe visita virtual do filho recém-nascido
.jpg?v=638731962728832080)
O Dia das Mães deste ano será diferente de todos os outros. Desde o início da pandemia da Covid-19, muitos pais e filhos foram obrigados a não se verem pessoalmente. O distanciamento social talvez impedirá o tradicional almoço em família e os abraços e beijos também devem ficar para depois. Essa também é a realidade da psicóloga Danielle do Nascimento Cezini Lacerda que, por um motivo bem diferente, não vê o filho Anthony há 18 dias.
A mais nova mamãe precisou passar por um parto prematuro com 33 semanas, que acarretou em uma internação delicada. Após a alta e de finalmente conhecer o filho, Danielle passou mal e foi internada no Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória. Enquanto isso, o pequeno Anthony, de apenas um mês, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, onde foi realizado o parto.
Após a separação de mãe e filho, a gestão e psicólogos dos dois hospitais se juntaram para promover um encontro virtual muito significativo e emocionante. A mãe Danielle e o filho Anthony puderam se ver através de uma videochamada acompanhada pelos psicólogos dos dois hospitais.
Danielle se emocionou do início ao fim e agradeceu muito a equipe que mesmo nesse momento de pandemia continuou olhando para o paciente com individualidade e humanização. A mãe contou que ver seu filho acalmou seu coração. “Não vejo a hora de pegá-lo no colo, ele é muito lindo, quando estiver em casa com ele vou ficar contemplando esse momento. Saber que ele está bem e conseguir vê-lo acalenta meu coração. Estou mais leve”, disse.
Para o psicólogo clínico do HEC, Marcos Vilaça, esse contato foi muito importante para estreitar o vínculo entre mãe e filho nesse momento tão delicado. “Apesar de estarmos em um momento de distanciamento, não precisamos estar afastados de quem amamos. Estar próximo afetivamente não necessariamente está relacionado com a proximidade geográfica e nesse sentido a tecnologia pode nos auxiliar a manter esse contato, como aconteceu com a Danielle”, declarou o psicólogo.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira
comunicacao@hec.org.br
(27) 3636-4733
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br
(27) 3331-7552