Mães de bebês internados no Hospital Jayme Santos Neves lembram de forma lúdica o Dia Mundial do Coração

O Dia Mundial do Coração é lembrado anualmente em 29 de setembro e tem como finalidade trabalhar a conscientização sobre as doenças cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, que continuam sendo as principais causas de morte em todo o planeta. Em alusão à data, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em parceria com a equipe multiprofissional e projetos sociais, promoveu um momento simbólico com 20 mães de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da unidade nesta terça-feira (30).
A atividade aconteceu por meio de pintura artística e do artesanato, as mamães puderam expressar todo o amor e o cuidado que refletem a esperança, a vida e a paz que os bebês trazem ao hospital. A iniciativa teve como objetivo unir o lúdico à conscientização, lembrando a importância da prevenção e do cuidado com o coração. A data é marcada para incentivar a ação e educar as pessoas sobre os fatores de risco modificáveis, como tabagismo, alimentação não saudável e inatividade física, promovendo assim hábitos mais saudáveis que podem salvar milhões de vidas.
E a emoção falou alto durante o evento. A mãe de Antonela e Thiago, Áurea Neres de Souza, de 38 anos, fez questão de enaltecer a iniciativa do hospital. Em junho de 2025, ela teve os gêmeos –– e o menino, que nasceu com 600 gramas, realizaria uma cirurgia no coração também nesta terça-feira (30). O bebê estava internado na UTIN do Jayme e foi transferido para Cachoeiro de Itapemirim para a realização do procedimento cirúrgico.
“Este evento nos tira da rotina, nos faz refletir mais sobre a vida e amplia nossa esperança. Eu decidi pintar uma cruz, que simboliza toda a fé que norteia minha vida. Eu tive gêmeos, Antonela e Thiago, e hoje o Thiago está em Cachoeiro, realizando uma cirurgia cardiovascular, enquanto estou aqui com a Antonela. Tenho fé que tudo dará certo e esta ação feita pelo hospital amplia ainda mais a minha fé”, afirmou Áurea Neres de Souza.
A diretora de Cuidados Integrais do Hospital Dr. Jayme, Alessandra Bernardino, participou da abertura da celebração e contou sobre a importância da ação desenvolvida pelo hospital.
“Um filho é uma parte do coração de uma mãe que passou a viver fora do corpo. É a razão pela qual o coração dela bate mais forte. Ele é sua maior bênção, seu maior desafio, e sua mais bonita história de amor”, explicou a diretora.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245 / 3331-7589
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br