24/09/2025 18h00

Mais de 200 voluntários passam por treinamento em capelania no Hospital Dr. Jayme

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, realizou um treinamento promovido pela capelania, com o objetivo de ampliar o número de voluntários que atuam na unidade. O encontro, que aconteceu no último sábado (20), reuniu 209 voluntários cristãos da Grande Vitória, que têm uma missão importante que é auxiliar no conforto espiritual, considerado um dos processos de recuperação dos pacientes.

De acordo com o capelão do Hospital Dr. Jayme, Thagner Kuster das Neves, durante o encontro, os participantes receberam informações sobre os procedimentos e rotinas; sobre as formas de abordagem de pacientes e os cuidados a serem tomados em certos setores. Ainda segundo Kuster, os voluntários passarão por uma etapa de visitação prática supervisionada, seguida por um processo final de preenchimento de termo de voluntariado e carta da recomendação da liderança religiosa do voluntário.

“Após essas etapas, os voluntários estarão aptos a realizar o trabalho de capelania. Durante os trabalhos da capelania, os voluntários se apresentam, perguntam se os pacientes e os acompanhantes aceitam uma oração e todo um trabalho religioso é feito, respeitando as crenças de cada indivíduo”, explicou o capelão.

A atividade é realizada pelos voluntários de segunda-feira a sábado. Para fazer parte do quadro de voluntários da capelania do Hospital Dr. Jayme, é preciso entrar em contato pelo número (27) 3331-7500 para mais informações.

“É gratificante o trabalho que realizamos. Temos equipamentos modernos para o tratamento do paciente, mas cuidar do lado espiritual também é fundamental na colaboração da recuperação de quem está internado. Lembro de um homem que ficou três meses internado no Centro de Tratamento de Queimados em estado muito grave. A capelania esteve presente, levando conforto nas horas mais críticas. Ele teve alta médica e até hoje mantemos contato e nos conta que o trabalho da capelania foi fundamental para ele manter o foco na cura, mesmo quando tudo parecia perdido”, lembrou Thagner Kuster.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 99274-5245 / 3331-7589

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard