15/06/2023 14h38

Mais de 500 doses de vacinas são aplicadas durante maior evento de inovação do Espírito Santo

O último dia do maior evento de inovação do Estado, o Espírito Santo Innovation Experience (ESX), que aconteceu na Praça do Papa, em Vitória, nos últimos dias 02, 03 e 04 de junho, contou com uma importante ação em prol da saúde capixaba. Foram aplicadas 573 doses de vacinas, entre Covid-19 e Influenza.

Com a presença da família do Zé Gotinha, que animou os estandes a ação aconteceu por meio da parceria entre a Secretaria da Saúde (Sesa), o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES).

“Sabíamos da oportunidade que esse espaço poderia trazer para a imunização capixaba, com a presença de muitos jovens, crianças e adultos, e não poderíamos ficar de fora. Com apoio do ICEPi, da Secti, Sebrae e da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, aplicamos mais de 500 doses em um único dia, o que nos mostra que a estratégia foi assertiva”, comemorou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

Durante a ação, a coordenadora explicou que foram disponibilizadas doses de Influenza para o público com mais de seis meses, e doses da Covid-19, especialmente a de reforço com a vacina bivalente. Grillo ressaltou ainda que a Sesa tem incentivado os municípios para que esses possam ampliar estratégias de vacinação, oportunizando eventos e feiras em que há circulação da população em suas cidades. “São as chamadas ações extramuros, que trazem resultados muito importantes, especialmente para as doses de campanhas. Incentivamos que os municípios continuem e busquem estratégias como essa para a imunização”, disse a coordenadora.

Realizado de forma gratuita pelo Sebrae, com o apoio do Governo do Estado, o ESX reuniu palestrantes nacionais e regionais, além de diversas atividades com startups e outros atores do ecossistema de inovação capixaba.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo