22/09/2021 19h44 - Atualizado em 22/09/2021 19h57

Mais de 500 pessoas são imunizadas sem agendamento prévio após início de vacinação em massa no ES

A população capixaba passou a contar, a partir desta quarta-feira (22), com mais um caminho para a imunização contra a Covid-19: a vacinação em massa em pontos de alto fluxo de pessoas. A ação é realizada por livre demanda, ou seja, não precisa de agendamento prévio. Pode ser vacinada qualquer pessoa com 18 anos ou mais, sendo necessária apenas a apresentação de um documento de identificação.

Cariacica foi o primeiro município a adotar a estratégia, elaborada pela Secretaria da Saúde (Sesa). Até o final da tarde desta quarta, 537 cidadãos foram imunizados no Terminal de Campo Grande, onde está sendo aplicada a primeira dose do esquema vacinal e a segunda dose da Coronavac, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a iniciativa visa garantir vacinação para toda população. “É importante avançarmos em passos mais robustos na vacinação dos cidadãos capixabas. Por isso pensamos no método chamado de ‘vacinação de oportunidade’, que é aquela que visa a disponibilidade do serviço para todos, em locais de fácil acesso. Anunciada a compra de 500 mil doses da Coronavac pelo Governo do Estado, contamos com a parceria dos municípios na atualização das suas estratégias de vacinação para ampliar o acesso à imunização”, disse.

Outros dez municípios do Estado já confirmaram a vacinação em locais de grande circulação, são eles: Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Governador Lindenberg, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, São Mateus, Sooretama e Vila Velha.

Novos locais de vacinação

A vacinação em massa também será iniciada nesta quinta-feira (23) no Terminal de Vila Velha. A ação será realizada até o próximo dia 29 de setembro, das 17h às 20h. Já na próxima segunda-feira (27), a imunização também estará disponível no Terminal do Ibes, também no município canela-verde, e seguirá até o dia 29 de setembro, das 17h às 20h.

A ação é realizada em parceria com as Prefeituras Municipais e a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES).

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos