13/12/2019 19h20 - Atualizado em 13/12/2019 19h22

Mais um passo para a estadualização do Hospital Geral de Linhares

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, acompanhado pela vice-governadora Jaqueline Moraes, esteve na manhã desta sexta-feira (13) no município de Linhares, onde participou do programa Integração ES-Linhares. O objetivo da agenda foi fortalecer o relacionamento das instituições e da sociedade de Linhares com o Governo do Estado.

Entre os assuntos abordados estão os investimentos da Secretaria da Saúde (Sesa) no município, bem como a estadualização do Hospital Geral de Linhares (HGL). Nésio Fernandes também visitou o Hospital Rio Doce. Também participaram da visita o secretário Municipal de Saúde, Saulo Meirelles, o deputado Marcos Garcia e outras autoridades locais.

O processo de estadualização do HGL teve início no ano passado e prevê a elaboração de um plano de transição da gestão hospitalar, que hoje é de responsabilidade do Município, passando a administração do hospital para o Estado.

A vice-governadora reforçou a importância dos investimentos na região e a necessidade de resolução de problemas simples de saúde nas unidades básicas de saúde para desafogar os hospitais. “Cuidar da saúde é cuidar da base, é ter médico mais resolutivo, é ter médico que consegue resolver o problema lá na ponta”, disse Jaqueline Moraes.

De acordo com Nésio Fernandes, a previsão é que o processo de estadualização do hospital seja concluído em 2020.

“O HGL é uma unidade hospitalar que nós estamos desenhando para que ele possa de fato ser estadualizado no próximo ano. Estamos construindo um elemento técnico muito firme, muito preciso, do qual deverá ser o perfil dessa unidade hospitalar, de como essa unidade irá se conectar aos demais hospitais da região e de como vai se relacionar com a atenção básica e a rede pré-hospitalar de urgência e emergência”, explicou.

O secretário também falou sobre a Fundação Inova Capixaba, que irá administrar alguns hospitais públicos do Estado, entre eles, o HGL após o processo de estadualização.

“A estadualização do HGL vem junto com a Fundação Inova Capixaba, que é um ente que o Governo criou para poder gerir os hospitais públicos no Estado. Ao longo do próximo ano estaremos levantando essa estrutura da Fundação. Haverá um concurso público pela Fundação para contratação de funcionários públicos celetistas, que poderão assumir o hospital e construir lá toda equipe de médicos, enfermeiros e trabalhadores”, destacou Nésio Fernandes.

Ainda de acordo com ele, o Hospital Geral de Linhares precisa passar por reformas para que, estadualizado, ofereça um atendimento mais humanizado para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é que a reforma seja iniciada no primeiro trimestre de 2020.

“A infraestrutura dessa unidade hospitalar está bem deteriorada. Necessita de um conjunto de reformas e mudanças estruturais pois entendemos que a hotelaria hospitalar precisa ser acolhedora, humanizada. Não temos mais que trabalhar com a ideia de que hospital público tem que viver cheio e com um equipamento precarizado”, disse o secretário, antecipando que as obras devem começar no início do próximo ano.

“Haverá uma agenda de mudanças de infraestrutura e de transferência da administração do hospital para o Estado. Ela deve iniciar o primeiro trimestre do próximo ano com algumas obras, e ao longo do ano, com a construção da Fundação e o concurso público, faria então a transição do hospital para a gestão da fundação”, acrescentou.

 

Hospital Rio Doce

Durante a visita em Linhares, Nésio Fernandes também visitou as instalações do Hospital Rio Doce. Ele foi acompanhado pelo provedor da unidade, Arles Guerra de Miranda, e pela diretora administrativa, Maria de Fátima Biancardi. O hospital é filantrópico e recebe recursos do Governo do Estado. O secretário visitou as instalações das enfermarias, centro cirúrgico, oncologia e hemodinâmica, além de ouvir da direção as melhorias que estão previstas para a unidade.

 

Linhares

O município de Linhares é um dos principais polos de saúde da região norte do Espírito Santo. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tinha uma população de 141.306 pessoas em 2010. Este ano, a estimativa de população na cidade pelo Instituto é de 173.555 habitantes.

A cidade é referência ainda para a maioria dos 32 municípios que compõem as regiões Central e Norte de Saúde nas áreas de urgência e emergência, atenção materno-infantil de risco habitual, cirurgia cardiovascular e trauma/ortopedia, terapia renal substitutiva, oncologia e consultas especializadas.

 

 Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria

Iris Carolina Miguez

(27) 98868-1847 / 3636-1446

iris.carolina@vice.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard