Mamães do Hospital Estadual Dr. Jayme se preparam para o “mamaço”
A programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, começa nesta quarta-feira (03) com uma conversa da coordenadora do Banco de Leite Humano do Hucam, Monica Barros Pontes, com as mamães. Serão três dias de treinamentos, palestras e atividades envolvendo as mães e os bebês atendidos na Maternidade de Alto Risco e na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal.
“A equipe trabalha o aleitamento materno todos os dias, mas ninguém melhor que a responsável pelo centro de referência estadual de aleitamento materno, a professora Monica, para falar sobre o assunto. Queremos discutir e quem sabe trazer novas reflexões sobre a importância desse contato entre mãe e filho”, justificou a coordenadora da UTI Neonatal do Hospital Estadual Dr. Jayme, Silvia Louzada.
O segundo dia de atividades será um complemento ao primeiro. As mamães vão conhecer os aspectos emocionais da amamentação. As psicólogas Rojane Monteiro e Monique Zucarello serão as responsáveis por apresentar os desafios da amamentação exclusiva e os benefícios que esse contato proporciona à mãe e ao filho.
“O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), entretanto, sabemos que algumas exceções existem, por isso, queremos demonstrar que em todos os casos é possível haver cumplicidade e troca de afeto. O momento será de aprendizado e interação”, disse a coordenadora de Projetos Sociais do hospital, Marta Almeida.
O último dia será marcado pelo “mamaço”. A partir das 9h40, cerca de 40 mulheres vão se reunir no pátio central do Hospital Estadual Dr. Jayme para o aleitamento materno coletivo de seus bebês. Segundo a coordenadora da Maternidade de Alto Risco do hospital, Rosangela Maldonado, a expectativa já é grande. “Algumas mães já conhecem a programação e mesmo após a alta perguntam se podem vir participar. Claro que podem! O espaço é justamente delas. Precisamos valorizar esse momento de apego entre mãe e filho”, disse a médica.
Mamaço – Amamentação dos bebês de forma simultânea
Data: sexta-feira, dia 05 de agosto
Horário: 9h40
Local: Pátio Central do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
comunicacaohejsn@gmail.com
(27) 99274-5245
Fotos: Assessoria de Comunicação/HEJSN
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642 / 3347-5643 / 9 9969-8271 / 9 9983-3246 / 9 9943-27