11/12/2017 17h28 - Atualizado em 11/12/2017 17h35

Médicos do HRAS visitam projeto Telessaúde no Albert Einstein

Dando continuidade ao processo de implantação do Projeto Telessaúde no Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, uma equipe do HRAS realizou uma visita técnica às dependências do hospital israelita e do Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch, onde foi visitada a sede do projeto, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e emergência, que é gerenciado e operacionalizado pela OSS do Einstein. 

A visita aconteceu nos dias 07 e 08 de dezembro, e contou com a presença dos médicos Pablo Meneli, Ingrid Silva, Francisco Tommasi, Soraya Barcellos e Matheus Camuzi Rodolpho, e do diretor-geral Allan Jacqueson Barbosa Lobo.

A parceria entre o hospital israelita e o HRAS faz parte do programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), e é uma ação do Ministério da Saúde dirigida ao fortalecimento do SUS. O projeto permite a troca de informações dos pacientes do HRAS entre os médicos que fazem o acompanhamento e os médicos do hospital israelita, em tempo real, sem que eles saiam dos seus postos de atendimento.

Para o diretor-geral do HRAS, Allan Jacqueson Barbosa Lobo, o grande ganho dessa experiência foi conhecer a equipe médica que dará o suporte no projeto Telessaúde. Segundo ele, é uma reconexão, de forma rápida, para a tomada de decisões nas urgências e emergências.

“Visitamos as UTIs dos dois hospitais e conhecemos a equipe de multiprofissionais escalados exclusivamente para o projeto. Esse contato é muito importante. O Telessaúde é um projeto sério, voltado para reduzir o tempo de diagnóstico e ter uma tomada de decisão imediata e salvar vidas”, disse.

Para o médico Matheus Camuzi Rodolpho, a visita técnica foi uma grande troca de experiência, visto que o sistema no Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch teve início em 2013. E superou diversos desafios. “Muitas das dificuldades que eles enfrentaram no início, são semelhantes às que temos agora. Então, eles já nos ajudaram a visualizar algumas situações e, dessa forma, poderemos evitar transtornos. A partir das experiências deles, as explicações de como foi feita a implantação, vamos acertando aqui”, disse.

Ele destacou que há uma previsão de que 10 profissionais da equipe do hospital capixaba participem de uma capacitação em São Paulo, com expectativa de acontecer em maio de 2018.

O projeto de Telessaúde no HRAS já está em funcionamento há cerca de um mês. Para implantação do sistema, o hospital recebeu o equipamento para Teleconsultas, que custa aproximadamente US$ 10 mil.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard