Melhorias assistenciais, investimentos em infraestrutura e ações de humanização são destaques do HABF em 2023
O ano de 2023 reforçou o compromisso da Fundação iNOVA Capixaba em ofertar um serviço cada vez mais eficiente e humanizado aos pacientes do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HABF). Referência em Urgência e Emergência para 1,2 milhão de moradores dos municípios de Vila Velha, Cariacica, Serra, Vitória, Guarapari, Viana e da Região Sul capixaba, o hospital executou investimentos e implementou melhorias assistenciais e administrativas ao longo do ano.
Até 26 de dezembro, o HABF realizou 37.761 atendimentos no Pronto-Socorro (PS), 10.419 atendimentos ambulatoriais, 5.814 internações e 4.570 cirurgias.
O ano de 2023 marcou a conclusão da participação do HABF no projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). A jornada teve início em 2021 e resultou na implementação de melhorias de processos e ações assistenciais no PS, Centro Cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo e nas unidades de internação.
O ciclo de 2023 contemplou o Pronto-Socorro e setores integrados à jornada do paciente, como as clínicas Médica e Cirúrgica, e a Farmácia. Entre os principais frutos do projeto, destacam-se a requalificação do fluxo do paciente no PS, com a melhoria no tempo da classificação de risco; as implantações no Pronto-Socorro e nas enfermarias do Protocolo de Sepse, com o uso do score de News, e do Time de Resposta Rápida (TIRR), equipe multidisciplinar capacitada para agir de forma imediata em casos clínicos graves; e a implantação do checklist de cirurgia segura.
Em consonância com esses projetos, o Núcleo de Educação Permanente realizou inúmeros treinamentos sobre o Protocolo de Sepse, uso do score de News e o TIRR, voltados especialmente para os técnicos de enfermagem, profissionais essenciais ao funcionamento dessas iniciativas. Os treinamentos sobre o Protocolo de Sepse somaram 8 horas e abrangeram 76 colaboradores. O score de News somou 16 horas de treinamentos e abrangeu 155 colaboradores. As capacitações para o TIRR alcançaram 161 colaboradores em 10 horas de treinamentos.
O ano de 2023 também marcou um avanço expressivo na captação de córneas: foram realizadas 10 captações, beneficiando até 20 pessoas. Um salto de 150% em relação a 2022, quando a instituição realizou quatro captações de córneas, além de uma de múltiplos órgãos. Esse crescimento reflete o trabalho consistente desenvolvido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HABF, ao longo do ano.
Para 2024, a diretora-geral do HABF, Adriana Morais, projeta avanços no cuidado centrado no paciente, em ações de bem-estar dos colaboradores e na expansão da infraestrutura física e digital. “No cenário prospectivo para 2024, antecipamos avanços significativos no âmbito do cuidado centrado no paciente, sobretudo na formulação e execução de planos terapêuticos. Já os investimentos em recursos humanos refletirão uma abordagem abrangente, incorporando treinamento intensivo em habilidades emocionais para os profissionais de saúde”, destacou.
Adriana Morais complementou: “os sistemas de gestão de saúde, impulsionados por dados, desempenharão um papel crucial ao orientar profissionais na tomada de decisões informadas. Em paralelo, as expansões planejadas na infraestrutura, tanto física quanto digital, serão fundamentais para atender ao crescimento contínuo das demandas. Esse conjunto de ações destacam a ênfase na humanização do cuidado, eficiência assistencial e sustentabilidade institucional do HABF”.
Projetos de humanização do ambiente hospitalar
Em 2023, foram retomados projetos importantes de humanização do ambiente hospitalar: “O que importa pra você?” e a Capelania Hospitalar, ambos desenvolvidos pela Comissão de Humanização do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria.
O projeto “O que importa pra você?” propõe atender aos desejos de pacientes de longa internação. Em 2023, por exemplo, a ação propiciou um banho de sol para um paciente com 50 dias de internação, organizou uma apresentação musical para uma paciente que queria cantar um samba, auxiliou o casamento de uma paciente que quebrara um dedo às vésperas do evento, satisfez a vontade de comer açaí de uma paciente.
As ações são sempre alinhadas com as equipes médicas e assistenciais e observam protocolos de segurança do paciente. O projeto também realiza ações pontuais, como uma caminhada na área externa e visitas programadas presenciais (de um neto, por exemplo, entre 5 e 12 anos) ou remotas (uma chamada de vídeo com animais de estimação). Essas visitas acontecem de duas a três vezes por semana.
Em maio, o HABF reativou a Capelania Hospitalar, serviço ecumênico que ampara pacientes e familiares com apoio e conforto espiritual. Suspensa durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a iniciativa já definiu um cronograma semanal de celebrações e visitas realizadas por grupos voluntários de diferentes denominações religiosas.
O Programa de Internação Domiciliar (PID) também merece destaque. A iniciativa atendeu 158 pacientes em 2023. O objetivo do PID é promover a desospitalização do paciente, com a garantia de um atendimento mais humanizado, com mais qualidade, reduzindo os riscos de infecções decorrentes das internações prolongadas e permitindo maior giro de leito.
Implementação de nova metodologia e melhorias na infraestrutura
O ano também registrou a implementação da metodologia Safety Huddle no Pronto-Socorro, em março, e nas unidades de internação, em agosto. São reuniões resolutivas diárias, de curta duração e caráter multidisciplinar que otimiza a comunicação entre as equipes dos setores, compartilha informações relevantes e alinha em tempo hábil a resolução de pendências.
O HABF investiu cerca de R$ 130 mil na aquisição de mobiliário e equipamentos para aprimorar qualidade de atendimentos aos pacientes e auxiliar o trabalho dos colaboradores. Foram adquiridos 70 suportes de soro e 30 mesas de mayo, 20 poltronas hospitalares, 37 armários para colaboradores, 22 colchões para cama hospitalar e 12 para maca hospitalar, além de 60 rolos de posicionamento e 15 ferramentas especializadas para a equipe da Manutenção.
Ao longo do ano, o setor de Manutenção do hospital realizou inúmeras intervenções para a melhoria da infraestrutura predial da unidade. O setor executou 2.398 ordens de serviço até o dia 28 de dezembro. Foram reformadas dez enfermarias, quatro repousos de colaboradores, entre outras intervenções de impacto. A equipe também viabilizou as salas Vermelha e de Observação.
Em agosto, o setor conduziu a remoção do tanque secundário de oxigênio, virando uma página na história da instituição. A estrutura foi instalada durante a pandemia de Covid-19 para o tratamento eficaz de pacientes hospitalizados. O arrefecimento da pandemia e a consequente diminuição do consumo de oxigênio explicam a decisão do HABF pela remoção, executada com êxito.
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