13/09/2023 14h04 - Atualizado em 13/09/2023 15h04

Mostra ExpovigES chega à quarta edição e inscrições estão abertas para envio de trabalhos

A Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância em Saúde (ExpovigES) chega na quarta edição. Depois de um período de pausa, a mostra, que se firmou como espaço para troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde capixaba, vai acontecer nos dias 26 e 27 de outubro, no Parque do China, em Domingos Martins. As inscrições de trabalho devem ser feitas até o próximo dia 25 de setembro.

Promovida pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a 4ª ExpovigES tem como objetivo propiciar o debate de temas importantes para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), além de premiar, por meio da Mostra Competitiva, os profissionais e os serviços de saúde do Espírito Santo que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde relevantes para a saúde pública.

O evento é direcionado aos profissionais das secretarias municipais de Saúde e da Sesa, que desenvolveram experiências que contribuíram para o aprimoramento das ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e os agravos de interesse de saúde pública, entre os anos de 2020 e 2023.

Interessados em participar deverão inscrever a experiência até o dia 25 de setembro, pelo link https://forms.gle/VzEe13ygU4WcwBQz7.

É importante estar atento ao edital Nº 01/2023 para as demais orientações, como a submissão das experiências e dos requisitos para a inscrição, uma vez que a inscrição será institucional e o autor deve estar lotado em um serviço de saúde vinculado ao SUS. O edital pode ser consultado no link https://ioes.dio.es.gov.br/portal/visualizacoes/html/8365/#e:8365/#m:1237062 e as dúvidas devem ser encaminhadas ao e-mail trabalhosexpoviges@saude.es.gov.br.

Modalidades e áreas prioritárias

Ao todo, cerca de 33 trabalhos serão selecionados, sendo três experiências para cada 11 categorias, com apresentações que deverão ocorrer durante a 4ª ExpovigES. O primeiro colocado de cada área vai receber um tablet para ser usado no setor onde o profissional atua.

Serão contempladas duas modalidades de participação, como a Modalidade I, voltada aos serviços de saúde do SUS no âmbito das secretarias municipais, que deverão contemplar trabalhos das áreas 01 a 06; e a Modalidade II, voltada aos serviços de saúde do SUS no âmbito da Sesa, que deverão contemplar trabalhos das áreas 07 a 11.

As áreas prioritárias para desenvolvimento das experiências são:

Área 01: Vigilâncias Sanitária, Ambiental e do Trabalhador;

Área 02: Integração das ações de Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde;

Área 03: Vigilância e monitoramento das doenças crônicas não transmissíveis, das causas externas e ações de promoção da saúde;

Área 04: Enfrentamento das doenças transmissíveis, negligenciadas ou em eliminação como problema da saúde pública;

Área 05: Preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública;

Área 06: Transformação digital e a melhoria da qualidade das informações em saúde;

Área 07: Enfrentamento das doenças transmissíveis, negligenciadas ou em eliminação como problema da saúde pública realizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Central e Regional);

Área 08: Vigilância e monitoramento das doenças crônicas não transmissíveis, das causas externas e ações de promoção da saúde realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Central e Regional);

Área 09: Vigilâncias Ambiental, Sanitária e do Trabalhador realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Central e Regional);

Área 10: Preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Central e Regional);

Área 11: Transformação digital e a melhoria da qualidade das informações em saúde realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Central e Regional).

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo