10/10/2025 10h31 - Atualizado em 10/10/2025 16h31

Municípios da Região Central recebem novos equipamentos de refrigeração e fantasias do Zé Gotinha para fortalecer vacinação

Municípios da Região Central de Saúde receberam novas câmaras de refrigeração e fantasias do personagem Zé Gotinha, por meio do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), da Secretaria da Saúde (Sesa). A entrega aconteceu nessa quinta-feira (09) e teve por objetivo fortalecer a estrutura e o engajamento das equipes de imunização dos municípios.

Foram entregues câmaras de refrigeração de 500 litros nos municípios de Águia Branca, Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, Sooretama e Vila Valério. As doações são fruto de deliberação anterior da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que aprovou a destinação dos equipamentos para fortalecer a estrutura municipal de vacinação.

Já as fantasias do Zé Gotinha foram destinadas como premiação simbólica aos municípios que se destacaram no alcance das coberturas vacinais em crianças menores de dois anos em 2024, considerando as vacinas Pentavalente, Poliomielite, Tríplice Viral (D1) e Pneumocócica 10-valente, sendo premiados os municípios de Marilândia, Governador Lindenberg, Pancas, Baixo Guandu e São Gabriel da Palha. As entregas também são resultado de deliberação da CIB, que reconheceu o desempenho positivo dos municípios.

O superintendente regional de Saúde de Colatina, Vaninho Mendes, destacou a importância das iniciativas. “Essas entregas fortalecem tanto a estrutura quanto o engajamento das equipes de imunização. A câmara garante a qualidade e segurança das vacinas, e a fantasia do Zé Gotinha ajuda a aproximar a população, especialmente as crianças, da importância da vacinação”, afirmou o superintendente.

A chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional Central, Laís Silvestri, também falou sobre a relevância das ações. “Garantir a conservação adequada dos imunobiológicos e reconhecer os municípios que alcançam boas coberturas vacinais são estratégias complementares. Elas contribuem diretamente para a proteção da população contra doenças imunopreveníveis”, disse Laís Silvestri.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

Imprensa@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Central de Saúde

Eduardo Candeias

carloscandeias@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard