29/06/2022 18h00

Municípios da Região Central recebem treinamento para uso de sistema de informação da Vigilância em Saúde

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde Central (SRS Central), realizou nessas segunda-feira (27) e terça-feira (28), uma capacitação para as novas funcionalidades do sistema e-SUS Vigilância em Saúde (e-SUS VS), sistema oficial para a notificação compulsória no Espírito Santo.

A capacitação foi destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e Vigilância em Saúde dos 15 municípios que compõem parte da Regional Central de Saúde. O objetivo do treinamento é capacitar os profissionais para utilizar os painéis epidemiológicos e fortalecer o uso da tecnologia de informação na saúde.

“Com a informação conseguimos monitorar o indicador, gerar relatórios e boletins, monitorar e conhecer os usuários notificados e populações acometidas por determinadas doenças”, destacou a chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde da SRS Central, Laís Coelho Silvestri.

O curso foi ministrado por Whisllay Bastos, prestador de serviços da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). “O objetivo é entender os dados que são coletados e lançados no sistema em forma de gráficos e tabelas. São muitas informações que podem auxiliar a população. E para podermos intervir de forma adequada, temos que conhecer a ferramenta e todas as informações que ela fornece”, ressaltou.

O enfermeiro Eduardo Batista Poltronieri, que atua na Vigilância Epidemiológica do município de Linhares, pontuou a importância do treinamento para atualizar as informações que os profissionais já obtinham sobre o e-SUS, e entender também, as novas funcionalidades do sistema. “Aprender a utilizar o sistema, compreender as informações dos painéis, tabular dados, apresentá-los e trabalhar esses dados relacionados aos municípios é indispensável”, ressaltou.

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges

Assessoria e Comunicação - Superintendência Regional Central de Saúde
Lorena Zonta