08/04/2022 15h00

Municípios do noroeste do Estado fazem alerta para os perigos da obesidade

Com a finalidade de conscientizar a população a respeito dos perigos da obesidade, os municípios de Linhares, Sooretama e Águia Branca, na região noroeste do Espírito Santo, realizaram, nessa quinta-feira (07), ações em saúde promovidas pelas secretarias municipais com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa). As ações aconteceram em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, lembrado no dia 07 de abril.

Os moradores de Linhares e Sooretama fizeram avaliação nutricional para diagnóstico de sobrepeso e obesidade, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), medição de glicemia e atendimento médico.

Já os moradores de Águia Branca puderam fazer ainda teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C, e foram vacinados contra a Covid-19 e Influenza. As ações aconteceram nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

Para a enfermeira da Superintendência Regional de Saúde de Colatina, Cristiara Amite, é importante conscientizar as pessoas quanto à alimentação saudável, equilíbrio do peso, a frequência regular de consultas médicas, pois o peso inadequado pode levar a alguns tipos de doenças. “Essas mobilizações garantem aos usuários o acesso ao serviço de saúde e faz com que a população tenha informação e conhecimento sobre os perigos da obesidade e sobrepeso”, explicou a enfermeira.

Ainda segundo a profissional, a obesidade, se não for tratada, pode desenvolver diversos problemas no organismo que podem levar a complicações no sistema respiratório, doenças cardiovasculares, problemas nos ossos, gordura no fígado, acidente vascular cerebral e alguns tipos de câncer.

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br