28/06/2019 19h59 - Atualizado em 28/06/2019 20h04

‘Nosso governo será de muitas entregas’, destaca secretário da Saúde em prestação de contas

Foto: Luan Ribeiro | Asscom/Sesa

Na manhã desta sexta-feira (28) o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, esteve na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) apresentando a Prestação de Contas da Sesa, referente ao primeiro quadrimestre de 2019, em atendimento a Lei Complementar nº 141/2012. 

Dados de financiamento de serviços de saúde, despesas, indicadores, cobertura vacinal, abrangência da atenção básica, números de internações hospitalares, índices de judicialização, entre outras informações foram descritas e justificadas pelo secretário aos integrantes da Comissão de Saúde da Ales, representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES), Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (Fehofes), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condef), servidores públicos da Saúde e membros da sociedade. 

O secretário Nésio também falou da ampliação do acesso à saúde, como a expansão da cobertura do Samu 192 em todo Estado, defendeu um plano de qualificação da gestão hospitalar visando a modernização do parque tecnológico da alta complexidade, a implantação do E-SUS, integrando o sistema de regulação ambulatorial de todos os municípios. 

Ele destacou ainda a importância da criação do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), que visa a fornecer capacitação continuada para servidores em diversas áreas da saúde, além da implementação do programa estadual de formação de especialistas para o SUS: titulação, provimento, residências, aprimoramento e pesquisa. 

"A forma como nossos hospitais se organizam hoje, em cuidados verticais e não em horizontais, atrapalham a qualidade da assistência em saúde para a população. Esses quatro meses foram importantes, onde fizemos um bom diagnóstico do nosso Estado, reconhecendo todo o funcionamento a máquina pública para um bom planejamento estratégico. Sabemos qual é o caminho e quais são as entregas que temos a curto, médio e longo prazo. Agora podemos acompanhar a execução deste planejamento para gerar resultados. Nosso governo será de muitas entregas", garantiu. 

Os dados contidos na apresentação de contas estão disponíveis para consulta pública clicando aqui.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard