16/02/2021 12h27

Nova atualização amplia grupos prioritários na Campanha de Vacinação contra Covid-19

Alguns municípios capixabas iniciaram a vacinação da população idosa na faixa etária abaixo de 90 anos, ou seja, de 85 a 89 anos, conforme prevê a Resolução CIB 13/2021. Até esta terça-feira (16), é o caso de Afonso Cláudio, Piúma, Sooretama, Serra, Cariacica, Pancas, Conceição do Castelo, Vila Pavão, Ponto Belo, Pedro Canário.

A Resolução Nº13/2021, da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), foi publicada no último dia 10 e atualizada em edição extra publicada no Diário Oficial desse sábado (13).  O documento amplia o público-alvo para vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19), seguindo o escalonamento de idades para idosos e a ampliação dos trabalhadores da saúde.

A decisão garante que, havendo nova disponibilidade de doses no Espírito Santo encaminhadas pelo Ministério da Saúde, seguirá a ordem prioritária:

I. 85 a 89 anos;

II. 80 a 84 anos;

III. 75 a 79 anos;

IV. 70 a 74 anos;

V. 65 a 69 anos;

VI. 60 a 64 anos.

Estão contemplados ainda, entendendo como profissionais e trabalhadores da saúde, aqueles dos serviços exclusivos de saúde conforme Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNS), que atua em  estabelecimentos de assistência e vigilância em saúde como, por exemplo, fisioterapeutas, biólogos, psicólogos, trabalhadores do setor administrativo, motorista de ambulância, cuidadores de idosos etc.

A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, em Atenção Básica, clínicas e laboratórios, tendo que apresentar no ato da vacinação crachá, mais declaração do serviço de saúde que atua, contracheque, contrato trabalho, carteira de trabalho, carteira do conselho de classe. A resolução considera os estagiários em regime intensivo, com jornada semanal de 20 horas de trabalho direto em serviços de saúde.

Faça o Download  da versão atualizada da Resolução CIB 13/2021.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard