04/03/2020 17h56 - Atualizado em 04/03/2020 17h57

Nova turma de residentes médicos inicia atividades no Hospital Dr. Jayme

Nesta segunda-feira (02), uma nova turma composta por 20 residentes médicos aprovados em processo seletivo deu início às atividades no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra. Os profissionais selecionados para o Programa de Residência Médica 2020 da unidade irão se especializar em uma das seis especialidades ofertadas: radiologia e diagnóstico por imagem; ortopedia e traumatologia; cirurgia vascular; cirurgia geral; clínica médica e pré-requisito em área cirúrgica básica.

O diretor-geral do Hospital Dr. Jayme, Rogério Griffo, recepcionou os residentes e destacou a importância da residência médica. “Sabemos do quanto é importante a residência médica para o profissional, mas também queremos deixar claro a importância do residente para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. Cada profissional terá seu momento com os pacientes, acompanhantes e familiares. O HEJSN faz questão de que, além dos aspectos técnicos de cada especialidade, sejam também desenvolvidos pelo profissional ações de acolhimento e humanização”, afirmou Griffo.

Este já é o sétimo ano que o Hospital Estadual Dr. Jayme oferece vagas para o curso de residência médica. O processo seletivo, divulgado em edital no dia 4 de novembro de 2019, durou cerca de dois meses e foi realizado na própria unidade, dividido em duas etapas: a primeira, com prova objetiva, e, a segunda, com análise e avaliação de currículo. Ao todo, foram 149 inscrições, sendo que a área mais requisitada foi clínica médica, com 56 candidatos.

O coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa (CEAP) do Hospital Dr. Jayme, Vinicius Santana, também esteve presente na recepção aos novos residentes e ressaltou: “Desde 2014, o Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves oferta programas de residência médica, que, por meio da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (AEBES), abriga seis especialidades, que são clínica médica, ortopedia, radiologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e pré-requisito em área cirúrgica básica. Nossos programas têm recebido recém-formados de cursos de Medicina e médicos já atuantes não só do Espírito Santo, mas também de todo o Brasil, o que mostra que são programas de qualidade e que repercutem no cenário de especializações médicas. Nesse período, já se formaram médicos especialistas de todos as áreas ofertadas, os quais hoje já atuam na saúde capixaba e de outros estados com excelência, onde alguns destes egressos atuam como referência médica na área escolhida”, disse Vinicius Santana.

A residência médica é um ensino de pós-graduação, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e destinada a médicos, que realiza treinamentos em serviço sob a orientação de profissionais qualificados. Assim que finalizam todo o processo recebem, fornecido pelo MEC, o título de especialista na área da residência realizada.

“Para o hospital é muito importante ter residentes médicos, pois torna o corpo clínico mais atualizado. Nós do CEAP junto a Comissão de Residência Médica (COREME) e ao Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), da Secretaria da Saúde (Sesa),  trabalhamos para que nossa residência médica desenvolva atividades que além da assistência à saúde de nossos pacientes, também ajudem pesquisadores a desenvolver medicina de ponta, a preparar alunos para prática, visando que todo paciente seja beneficiado com o melhor conhecimento e evidência médica, além de fornecer soluções assertivas quando são mais necessárias”, finalizou o coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Dr. Jayme, Vinicius Santana.

 

Hospital Infantil de Vitória forma a 43ª turma de residentes

Em Vitória, o Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) entregou, no último dia 19 de fevereiro o diploma de conclusão do Programa de Residência Médica para 25 médicos da 43ª turma de residentes. A cerimônia de encerramento do curso aconteceu no auditório do hospital, em Santa Lúcia.

Ao todo, 20 médicos concluíram a residência em Pediatria; dois finalizaram a residência em Infectologia Pediátrica; dois concluiu a residência em Medicina Intensiva Pediátrica e um finalizou a residência em Pneumologia Pediátrica.

Representando o secretário da Saúde, Nésio Fernandes, o subsecretário de Assistência em Saúde, Fabiano Ribeiro Santos, lembrou que a formação dos residentes “é uma contribuição importantíssima para a saúde das crianças capixabas”.

O Programa de Residência Médica do HINSG capacita médicos para atuar com o público infantojuvenil. Em quatro décadas o Hospital Infantil de Vitória já formou um total 846 médicos residentes.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Bruna Pratti

(27) 3331-7552/ 99274-5245

bruna.pratti@hejsn.aebes.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard