Nutricionista ensina a montar ceia saudável para as festas de fim de ano

Faltam poucos dias para as festas de fim de ano e muitas pessoas estão planejando o que comer nos dias de Natal e de Ano Novo. Para não ter arrependimentos depois da ceia, fica a dica: quanto maior for a variedade de pratos quentes e sobremesas, maior também deve ser a moderação na hora de degustar todas as delícias.
Para a nutricionista Livia Mannato, referência técnica da Vigilância Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), o grande segredo das festas de fim de ano é não exagerar. “Nos momentos festivos, acabamos nos permitindo comer além do que comeríamos no dia a dia. Muitas vezes, continuamos comendo mesmo estando satisfeitos”, adverte a nutricionista.
Segundo ela, uma ceia tradicional, com peru, frango, carne de boi, pernil de porco ou um peixe assado, acompanhado de arroz com lentilhas ou batatas assadas, além de uma salada de folhas, por exemplo, é suficientemente saudável e nutritiva. Para preparar, temperos naturais, como salsa, cebolinha, alho, manjericão, louro, orégano e pimenta-do-reino moída na hora dão um sabor especial aos pratos e são um ótimo recurso para reduzir o sal.
Como acompanhamento, podem ser feitos também um purê de couve-flor; um arroz com legumes e até mesmo um salpicão, dependendo da carne servida. Se a opção for o salpicão, a nutricionista orienta ficar apenas com o frango desfiado em vez de acrescentar presunto picadinho ou outro embutido. E para dar liga, ela diz que o iogurte natural substitui muito bem a maionese.
Mas se além do jantar a família quiser fazer petiscos, a nutricionista recomenda deixar de lado os embutidos, ricos em sódio, conservantes e em gorduras nada saudáveis. Em substituição, pode-se fazer tomate recheado; antepasto de berinjela para comer com torradinhas; finas lâminas de abobrinha temperadas com limão e azeite.
“Essas são apenas algumas sugestões. Passeando pela internet é possível encontrar várias receitas deliciosas e saudáveis. Há também quem prefira recorrer ao caderno de receitas da mãe ou da avó, e ainda aqueles que gostam de usar a criatividade. O importante é saber que é possível preparar comidas muito gostosas utilizando alimentos menos processados”, ressalta a nutricionista.
Sobremesas
De sobremesa, a dica é apostar nos doces feitos com frutas, como doce de abóbora; maçãs assadas com uma mistura de suco de limão, mel e canela e servidas com sorvete de creme; salada de frutas; banana caramelada; creme de abacaxi com calda de kiwi. Outra boa opção é servir as frutas da época in natura. Levar à mesa cachos de uva, manga em pedaços e rodelas de abacaxi, por exemplo, não tem erro.
“O recomendado é não usar leite condensado nem creme de leite nessas sobremesas, e também não abusar do açúcar no preparo das caldas. Se for adoçar, o ideal é usar mel ou preferir tipos mais nutritivos de açúcar, como o mascavo ou o demerara”, argumenta a nutricionista.
Pois bem, as opções são muitas e são dignas de uma ceia de fim de ano. Dê o seu toque de sofisticação montando pratos bonitos e deixando a mesa irresistível.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776