30/03/2023 13h14 - Atualizado em 30/03/2023 14h40

Obras do Hospital Geral de Cariacica e instalações da Sesa recebem visita de graduandos em gestão pública da FGV

Os sete alunos do 4º período do curso de Administração Pública da FGV foram recebidos por representantes da Sesa, do ICEPi, do DER-ES e da empresa contratada para realizar a obra do Hospital Geral de Cariacica.

Alunos do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, puderam ver de perto o andamento das obras do Hospital Geral de Cariacica, nessa quarta-feira (29). A visita é parte do estudo de campo que os sete universitários vêm realizando esta semana em instalações e setores da Secretaria da Saúde (Sesa) para conhecerem de perto as estratégias do Governo do Espírito Santo no enfrentamento dos desafios e na solução de problemas.

Desde a segunda-feira (27), gestores e servidores da Sesa promovem reuniões, visitas e imersões para os estudantes conhecerem um pouco da realidade capixaba na gestão da saúde. Os alunos vieram ao Estado para coletar informações, dados e impressões para a elaboração de um relatório final focado em recomendações para a continuidade de programas e políticas públicas.

O grupo foi recebido pela equipe da Gerência de Projetos da Subsecretaria de Planejamento e Transparência da Saúde (SSEPLANTS), com representantes do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) e da empresa executora da obra.

A construção do hospital estadual em Cariacica é uma das prioridades da Administração Estadual e, após a conclusão das obras, a unidade contará com mais de 400 leitos para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pessoas de várias regiões do Estado poderão receber atendimento clínico geral e contar com os serviços de maternidade de alto risco e ambulatorial adulto. O investimento no hospital ultrapassa os R$ 209 milhões, sendo R$ quase R$ 146 milhões necessários para a construção de 37,9 mil metros quadrados de área, além de outros R$ 30 milhões a serem destinados à aquisição de equipamentos.

A previsão é de que sejam realizados mais de oito mil atendimentos por mês no Pronto-Socorro e cerca de 120 mil atendimentos na UTI, UTI neonatal (UTIN), maternidade e clínicas médicas e cirúrgicas.

Gestão em Saúde

Até esta sexta-feira (31), os acadêmicos do curso de Administração Pública da FGV estão vivendo uma verdadeira imersão na gestão pública da Saúde no Espírito Santo. A primeira atividade foi promovida pela SSEPLANTS, logo na segunda-feira (27), para introduzir a temática de indicadores de impacto, abordando a análise de cenários, a carga global de doenças, a morbidade hospitalar e a mortalidade.

A Vigilância em Saúde da Sesa ficou responsável por apresentar os principais recursos utilizados para gestão de crises, como os sistemas, painéis e sala de situação, principalmente em relação a experiências com a pandemia de Covid-19 e no enfrentamento às arboviroses.

Já a equipe do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) proporcionou aos visitantes o contato com projetos de melhoria dos serviços de saúde desenvolvidos desde a criação da autarquia.

Entre eles, estão o Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ) – para garantir o acesso ágil e qualificado aos leitos hospitalares, às consultas especializadas, exames complementares e procedimentos ambulatoriais na rede hospitalar – e o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) – que realiza recrutamento, formação, remuneração e supervisão de profissionais para atuação na Atenção Primária, a partir da cooperação entre o Estado e os municípios.

Informações à imprensa:
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos/ Daniel Borges / Mike Figueiredo