Oficina reúne profissionais da Atenção Primária para alinhamento estratégico

Profissionais da Atenção Primária em Saúde do Espírito Santo estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (08), para alinhamento estratégico e definições de atividades na “Oficina de Planejamento da Atenção Primária à Saúde”.
A oficina segue na tarde desta terça-feira (08) e também durante toda quarta-feira (09), no auditório da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), em Vitória.
A abertura do evento contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. Em sua fala, o secretário destacou a importância dos profissionais da APS e também dos programas em desenvolvimento no Governo do Estado.
“Temos, neste momento, um conjunto de movimentos sendo construídos e que precisam ser apropriados por todos vocês. Hoje, o Estado oferece o maior programa de formação em serviço do Sistema Único de Saúde capixaba, desenvolvido pelo ICEPI, o Qualifica APS. E o que vocês estão fazendo e conduzindo é extraordinário. Traduzam esse fenômeno em narrativas e números, para poder conquistar o espaço institucional, a legitimidade e depois ter permanência e continuidade”, disse o secretário.
O gerente de Políticas e Organizações de Redes de Atenção à Saúde (Geporas), Cristiano Araújo, destacou que a Oficina vem também com o objetivo de “reunir os atores envolvidos na política da atenção primária”.
“Estamos promovendo esse espaço de integração entre os atores, como profissionais da APS, da Vigilância em Saúde, do ICEPi e também das superintendências, que atuam de forma regionalizada com o objetivo de dialogar e conversar sobre os processos de trabalho”.
Estiveram presentes também a subsecretária de Estado de Assistência à Saúde, Quelen Tanize Alves da Silva; o diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Fabiano Ribeiro; o gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Amaral Cardoso; a chefe do Núcleo Especial da APS da Sesa, Maria Fernanda Moratori; e a representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-ES), Claudia Sumaia.
Oficina de Planejamento Estratégico da Atenção Primária à Saúde
A Oficina de Planejamento Estratégico da Atenção Primária à Saúde (APS) receberá cerca de 50 convidados, entre profissionais das áreas técnicas da Atenção Primária, Especializada e do Núcleo de Programação, da Geporas; técnicos do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi); da Vigilância em Saúde; do Planejamento; das Superintendências de Saúde; e representantes de municípios indicados pelo Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES).
A chefe do Núcleo Especial da APS da Sesa, Maria Fernanda Moratori, ministrou a palestra sobre “Fundamentos, diagnóstico e principais desafios da Atenção Primária em Saúde no Espírito Santo”. “A APS acontece em diversos pontos do território e precisa ter resolutividade, com incorporação de novas tecnologias, a fim de melhorar a qualidade dos serviços, com capacidade clínica e gestão do cuidado”, ressaltou Maria Fernanda.
Ainda pela manhã, os convidados assistiram às palestras sobre “A Atenção Primária em Saúde no contexto das Redes de Atenção e Vigilância em Saúde”, ministrada por Francisco Dias da Silva e “A Coordenação do Cuidado e a Integração da Rede de Atenção à Saúde”, ministrada por Juliana Ramos Bruno.
O evento segue na tarde desta terça-feira (08) e se encerrará na tarde de quarta-feira (09).
Programação
Terça-feira (08)
13h20 – “Alinhamento Conceitual Missão, Visão, Carteira de Projetos e Plano de Ação”, por José Luiz Dolsan
14h - Apresentação da Carteira de Projetos NEAPRI
15h15 - Apresentação da metodologia e divisão em grupos
Quarta-feira (09)
8h30 – Continuação dos trabalhos em grupo
15h – Plenária com apresentação
17h – Encerramento
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes