29/12/2023 09h00 - Atualizado em 29/12/2023 16h40

Panetone, rabanada e salpicão: projeto do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ realiza desejos de pacientes

Em um ano repleto de projetos de humanização, o “Nutrindo Com Amor, Feito Com Afeto”, criado pela equipe de Nutrição do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, com o intuito de proporcionar uma abordagem humanizada e personalizada à alimentação dos pacientes em um ambiente hospitalar, foi um grande sucesso. E neste dezembro, muitos pacientes aproveitaram o ensejo do Natal e fizeram pedidos como rabanada, panetone e salpicão, iguarias típicas da ceia natalina.

A gerente de hotelaria do HEUE, Mariana Barbosa de Castro, uma das idealizadoras do projeto juntamente com a equipe de Nutrição, ficou emocionada ao contar o empenho do time para realizar os desejos dos pacientes e reforçou que a missão do projeto é trazer alegria sob a forma de uma boa refeição, que será feita sob medida para o paciente, que é tratado de forma individualizada e especial.

“Nosso objetivo é prover conforto, sensações positivas, trazer boas memórias e fazer com que as pessoas se preocupem com o que realmente importa. É um trabalho em conjunto para selecionar os pacientes que estão aptos a participar, já que devemos respeitar o quadro clínico de cada um. Mas sempre que recebemos o aval e podemos realizar o desejo de um dos pacientes é motivo de extrema alegria para todos”, contou.

O projeto foi baseado na prática do “Confort Food”, ou seja, usar os alimentos não só como forma de nutrição, mas também de resgate de boas memórias e sensações, além de uma forma de realizar desejos e tornar o momento da internação mais agradável. Assim, o processo de recuperação passa a ser mais agradável e inclusive rápido, o que também permite uma desospitalização mais ágil e eficaz.

Desde o início, em julho, cerca de 30 pedidos já foram atendidos e a expectativa é que o número continue crescendo, uma vez que o projeto foi recebido com muito entusiasmo pela equipe do hospital e, principalmente, pelos pacientes que recebem além da comida, muito carinho.

“Um pedido que marcou muito foi arroz com tomate e banana prata frita. Parece tão simples e comum, mas era o que trazia memórias ao paciente e aquilo que ele gostaria de comer naquele momento. A comida como uma forma de afeto é também um tratamento, que sem dúvida colabora com a cura. Sempre nos emocionamos muito com a alegria dos pacientes”, pontuou a responsável técnica da Nutrição, Rafaela Castro.

A diretora-geral Cynthia Milanez comemorou os novos projetos e reforçou a importância de aliar a qualidade técnica com a humanização, no intuito de tornar o ambiente hospitalar mais aprazível para pacientes e colabores, além de proporcionar uma recuperação mais rápida e efetiva.

“O objetivo da nossa equipe, do time do HEUE, não é apenas curar, mas cuidar. Sabemos que a hospitalização é um momento delicado, que envolve dor. Ninguém vem ao hospital por lazer. Mas, entendemos também o nosso papel em promover uma experiência positiva ao paciente, para que ele saia curado fisicamente e também emocionalmente”, explicou a diretora.

Hospital São Lucas: Papai Noel leva panetones e muita alegria aos pacientes

E foi arrancando sorrisos e lágrimas que o Papai Noel visitou todos os pacientes do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória. Munido de um sino, um duende ajudante, a voluntária Silmara Filiputi, e um funcionário do hospital, João Victor, que se dispôs a tocar saxofone, o voluntário Rodrigo Campanelli, conhecido como Papai Noel, também aproveitou a visita para proferir palavras de incentivo, agradecer à equipe do hospital e entregar panetones feitos na instituição, especialmente para os pacientes.

Durante a visita, na tarde do último dia 21, que contemplou o Pronto-Socorro, os andares da Internação, as UTIs e a UADC, muitos pacientes pediram fotos, vídeos, abraços e aproveitaram para cantar e bater palmas, em momento de muita emoção e alegria. “Eu não esperava por essa visita hoje. Não sei o que me deixou mais feliz, receber todas essas pessoas animadas aqui, o panetone que eu adoro ou poder tirar uma foto com o Papai Noel para mostrar aos meus netos quando chegar em casa”, disse emocionada a paciente Maria Barcelos.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"

Rayza Fontes

imprensa@heue.aebes.org.br