Primeiro Fórum Regional de Doação de Órgãos e Tecidos é realizado na Região Sul

A Região Sul do Espírito Santo recebeu, nessa quarta-feira (10), no auditório da Faculdade de Direito em Cachoeiro de Itapemirim, o Primeiro Fórum Regional dedicado à doação de órgãos e tecidos. O evento reuniu gestores, profissionais de saúde e instituições da área para debater a importância de conscientizar e incentivar a doação de órgãos.
O encontro foi promovido pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Saúde Sul, em parceria com a Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), e reuniu mais de 160 inscritos.
Entre os participantes, estavam secretários municipais de saúde; referências da atenção primária, regulação, urgência e emergência; diretores de hospitais próprios, privados e filantrópicos; além de representantes do Ministério Público.
A superintendente regional de saúde sul, Samilla Coelho Figueira, destacou a importância de informar e conscientizar a população sobre o tema. “Debater esse tema é fundamental para que as famílias tenham acesso à informação correta e entendam a relevância da doação. Somente com conhecimento e esclarecimento é possível reduzir as recusas familiares e fortalecer a cultura de doação no Espírito Santo”, afirmou.
O subsecretário de Estado de Regulação do Acesso em Saúde, Gleikson Barbosa, ressaltou que é importante trabalhar a integração entre gestão e profissionais da saúde. “A doação de órgãos depende de uma rede bem estruturada e da colaboração entre municípios, hospitais e equipes de saúde. A conscientização e o acesso à informação correta são essenciais para garantir que mais vidas sejam transformadas por meio dos transplantes”, disse.
A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Maria Machado, reforçou a importância de informar e apoiar famílias e profissionais. “Nosso objetivo é garantir que cada cidadão tenha acesso à informação correta sobre a doação de órgãos e tecidos. Com orientação e conscientização, é possível aumentar o número de doações e transformar vidas no Espírito Santo”, pontuou.
Dados
Até esta quinta-feira (11), conforme informações da Central Estadual de Transplantes (CET), 1321, pessoas compõem o cadastro técnico estadual para receber um órgão sendo: 1096 pessoas para receber rins, 42 para fígado, 10 para coração e 173 aguardando para receber córnea no Espírito Santo. Sendo da região Sul, 137 aguardando por Rim, 07 para fígado, e 02 para coração. Totalizando 146 pessoas da região Sul na fila de espera.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Sul de Saúde
Greice Kelly Ferreira