17/10/2023 13h30 - Atualizado em 18/10/2023 08h08

Proadi-SUS: Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ conclui parceria bem-sucedida com Hospital Oswaldo Cruz

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ (HEUE), em Vitória, finalizou neste mês de outubro a sua participação no Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Ao longo dos dois anos de projeto, a unidade superou as metas estabelecidas e encerra a participação provando que o investimento em gestão de qualidade, treinamentos para as equipes e comprometimento são pontos positivos da instituição. A certificação foi feita por uma equipe paulista, que gerencia o projeto, e orientou e acompanhou o hospital.

O HEUE recebeu o Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos em maio de 2021. Ele é uma parceria entre Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

“A experiência, o direcionamento e a possibilidade de conhecer projetos de sucesso realizados em outros hospitais foi muito importante para o HEUE. Foram dois anos de aprendizado muito intenso, em que pudemos aprimorar aspectos relevantes. Saímos da experiência gratos, fortalecidos e prontos para novos desafios”, comemorou a coordenadora do Escritório da Qualidade do HEUE, Ana Caroline Norberto.

Algumas das metas desenvolvidas pelo HEUE, estabelecidas pelo programa, foram: reduzir ou controlar a ocorrência de doenças e agravos passíveis de prevenção e controle; fomentar a produção do conhecimento científico, promovendo o acesso da população às tecnologias em saúde de forma equitativa, igualitária, progressiva e sustentável; promover ações que garantam e ampliem o acesso da população a medicamentos e insumos estratégicos, com qualidade, segurança, eficácia, em tempo oportuno, promovendo seu uso racional; aperfeiçoar a gestão do SUS visando à garantia do acesso a bens e serviços de saúde equitativos e de qualidade.

A diretora-geral Cynthia Milanez, além de reforçar a importância da participação do hospital no PROADI-SUS, explicou ainda que o projeto foi uma forma de abrir caminhos para os próximos passos: buscar a acreditação do hospital na Organização Nacional de Acreditação (ONA), que é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde desde 1999.

Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior, membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua) e atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

“A experiência do PROADI foi de grande importância, dando segurança, ampliando aspectos protocolares e organizacionais do nosso hospital para muito em breve buscarmos o certificado máximo da ONA. Estamos confiantes e muito felizes com a oportunidade de encerrar de forma tão brilhante e proveitosa a participação no PROADI”, concluiu a diretora-geral.

O PROADI-SUS foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Atualmente a iniciativa reúne seis hospitais que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão:  Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa de São Paulo, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br 

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"

Rayza Fontes

imprensa@heue.aebes.org.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard