13/07/2023 14h04

Profissionais da Sesa são selecionados para curso internacional de enfrentamento de epidemias

A Secretaria da Saúde (Sesa) conta com a presença de dois profissionais participando de um dos principais cursos voltados à epidemiologia no País e no mundo, a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Preparação para Enfrentamento de Epidemias (ESPCA). Larissa Soares Dell’Antonio e Cristiano Dell’Antonio, que atuam na Subsecretaria de Vigilância em Saúde, foram dois dos 50 brasileiros selecionados pela Universidade de São Paulo (USP). O curso, que teve início na segunda-feira (10), acontece até o próximo dia 22, em São Paulo.

“É uma experiência muito válida para a nossa formação como epidemiologistas, e também para a nossa atuação na Vigilância estadual e para o SUS, pois com o conhecimento e toda discussão que serão feitos ao longo desses dias, iremos compartilhar também ao voltarmos”, destacou Cristiano Dell’Antonio, doutorando em Ciências da Saúde pelo Hospital Sírio-Libanês e epidemiologista da Sesa.

Voltado a estudantes de doutorado e doutores, com atuação ou interesse no enfrentamento de epidemias, a Escola trabalha com uma metodologia multidisciplinar para reunir múltiplas áreas do conhecimento relativas ao enfrentamento de novas epidemias em uma experiência imersiva. Para este ano, entre os cursos ministrados estão modelagem matemática e estatística, genômica, vigilância epidemiológica e políticas públicas, imunologia aplicados ao Enfrentamento de Epidemias, além da simulação de uma sala de situação.

Para Larissa Soares Dell’Antonio, ter representantes do Espírito Santo mostra também o papel e a importância da epidemiologia para o Estado. “Viemos de uma pandemia que muito trouxe de aprendizado, tecnologias e investimento ao Estado. Poder estudar e estar por dentro de novidades e levá-las adiante mostra também a importância que a epidemiologia tem para a Sesa”, detalhou a doutora em Saúde Coletiva e epidemiologista da Secretaria.

Ao longo da semana, os cursos da ESPCA terão a participação de profissionais de diversas instituições prestigiadas do mundo, como as universidades norte-americanas de Harvard, da Califórnia (São Francisco), e Berkeley; e as britânicas Universidade de Oxford e a Imperial College, entre outros. Ao todo, 100 profissionais de 29 países e 12 estados brasileiros foram selecionados para participação, sendo 50 brasileiros e 50 estrangeiros, no total de mais de mil inscrições.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br    

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard