18/12/2019 14h10 - Atualizado em 18/12/2019 14h16

Profissionais do Hospital Dr. Jayme são capacitados para notificação de acidente de trabalho grave

Provavelmente você já ouviu falar em acidente de trabalho, certo? Você sabe dos riscos que ele pode gerar se não for identificado e notificado imediatamente da forma correta? Máquinas e equipamentos sem proteção, armazenamento ou descarte de objetos inadequadamente e falta de conhecimento adequado em certas situações são alguns dos fatores que influenciam bastante neste tipo de acidente. É preciso ficar atento.

Entre os dias 11 e 13 deste mês, a equipe do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Nevisat) da Secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com a referência técnica da Saúde do Trabalhador da Serra, Laís Geraldel Amora, e a equipe do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, capacitou 56 trabalhadores de nível superior da unidade em notificação de acidentes de trabalho graves.

“O Hospital Dr. Jayme tem uma importância muito grande nessa notificação, pois é porta de entrada para um município que tem população, parque industrial e rede de serviços bem grandes”, ressaltou a psicóloga da Saúde Mental da Sesa, Natália Pozzato.

A ação foi disponibilizada para três turmas, uma por dia, para facilitar o fluxo com os colaboradores, sem atrapalhar a rotina das atividades. Durante as apresentações foram disponibilizados diversos critérios sobre como identificar um acidente de trabalho grave e como notificar o caso realizando o preenchimento da ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

A capacitação é oferecida para diversos pontos de atenção da rede e tem como objetivo melhorar as informações de saúde envolvendo acidentes de trabalho grave promovendo, assim, mudanças de realidade para os trabalhadores. Além disso, para melhor identificação dos acidentes, o hospital está em processo de elaboração de um fluxo interno para notificação.

A enfermeira referência do setor de Urgência e Emergência do Hospital Dr. Jayme, Isabella Bassani Muniz, participou da capacitação e falou sobre assunto. “Essa ação é de suma importância para os profissionais. Por meio desta capacitação é possível conhecer mais sobre o assunto e entender a real necessidade da notificação e preenchimento correto da ficha do Sinan, podendo, assim, ajudar de forma mais rápida e correta os trabalhadores”, disse Isabella Bassani.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

bruna.pratti@hejsn.aebes.org.br
(27) 3331-7552

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard