Profissionais do ICEPi compartilham experiências bem-sucedidas no InovaWeek 2025

A atuação de residentes e demais profissionais em formação pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) foram um dos destaques do InovaWeek 2025, promovido pela Universidade Vila Velha (UVV) na última semana. O Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) participou do evento com palestras e rodas de conversa sobre experiências bem-sucedidas no Sistema Único de Saúde (SUS) e o Projeto de Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Saúde (ProticSUS) apresentou o jogo educativo Caça Dengue.
Os temas abordados por residentes e por profissionais do Provimento foram sobre comunicação não-violenta, comunicação de notícias difíceis, aleitamento materno, inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência, rotina na residência, atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS) e muito mais. O espaço permitiu a troca com estudantes de graduação da área da Saúde, que participaram de forma interativa das atividades.
“O SUS no Espírito Santo tem sido transformado por meio da inovação e também da qualificação dos profissionais que nele atuam. O nosso principal objetivo é avançar ainda mais em melhorias que beneficiem os usuários”, disse o gerente de Inovação do ICEPi, Ricardo Costa.
Para a gerente de Ensino do ICEPi, Carolina Perez, a presença do Instituto em espaços que possibilitam o diálogo com futuros profissionais de saúde é fundamental para apresentar a atuação do ICEPi. “Os estudantes de graduação serão os futuros profissionais do SUS e nós buscamos a aproximação com as instituições de ensino para que tenhamos iniciativas em conjunto visando a melhor qualificação profissional”, completou.
As apresentações do Instituto ocorreram na Arena UVV Transforma, em que estudantes de graduação das áreas da Saúde também participaram com discussões de casos clínicos e puderam aprender com quem já vive o SUS na prática.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi