13/11/2021 11h00

Profissionais do Jayme fazem atendimento a paciente que enfartou durante simulado na unidade

Os profissionais da saúde precisam estar preparados para prestar o atendimento à população em qualquer hora e local. Na manhã dessa quinta-feira (11), um grupo de profissionais do hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, participava de uma das etapas de simulação ao atendimento de pacientes graves realizados pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), quando um grito de socorro de familiares chamou atenção de toda equipe.

“Estávamos no meio do simulado e percebemos que a cena, ao lado, era real. Rapidamente mudamos o foco e deslocamos profissionais para o atendimento imediato. Uma senhora estava dentro do carro em parada cardíaca”, contou a gerente das Unidades Térreo do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, Marcela Lozer.

A resposta imediata mostrou a força do SUS e o preparo dos profissionais, que prontamente tiraram a paciente do veículo e a encaminharam para a sala de choque da unidade, onde o grupo procedeu com manobras de ressuscitação cardiorrespiratórias, entubação orotraqueal e medicações para reversão do quadro clínico da paciente.

“Profissionais que atuam em pronto-socorro vivem sob pressão e situações como essa são frequentes. Não podemos nos desesperar. Fizemos o que tinha que ser feito. Usamos a técnica e os recursos disponíveis para salvar a vida dessa paciente. Agora, ela segue para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)”, contou o médico Felipe Furno.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br        

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245 / 3331-7552
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard