26/04/2023 18h00

Profissional do Hospital ‘São Lucas’ é homenageada por ajudar paciente a reencontrar família

A assistente social do Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, Sidilea Favero Guimarães Neto, vivenciou momentos especiais no último mês de março. Após iniciar uma busca pela família de um paciente que deu entrada na unidade como Pessoa Não Identificada (PNI), o desfecho feliz do reencontro familiar rendeu a ela homenagens em uma sessão solene na Câmara dos Vereadores, em Vila Velha.

A história teve início com a entrada de uma pessoa não identificada na unidade, em março deste ano. O paciente foi atendido e acompanhado por diferentes profissionais, entre eles, pela assistente social Sidilea Favero Guimarães Neto. Durante os atendimentos, ele falou à profissional o nome de um irmão. 

Com essa informação, a assistente social decidiu fazer mais por aquele homem que havia chegado sem identificação, documentos ou qualquer familiar ou acompanhante. Apenas com a informação de um nome, Sidilea Neto procurou pela pessoa que poderia ser irmão do paciente e o encontrou na cidade de Vila Velha. 

Diante do contato da profissional do Hospital “São Lucas”, o irmão e outros parentes foram à unidade e reconheceram o paciente. Inclusive, a mãe pôde reencontrar o filho, que havia se afastado da família e passado a viver em situação de rua. Depois de um tempo internado, o homem veio a óbito.

Mas a família não esqueceu esse gesto importante da profissional, que possibilitou o reencontro e a despedida dela com o paciente que tinha estado em situação de rua. Sendo vereador de Vila Velha, o irmão do PNI homenageou Sidilea Neto em sessão solene realizada em março deste ano, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. 

“A família ficou muito agradecida pelo serviço prestado pelo Hospital Estadual de Urgência e Emergência e pelo atendimento que pude prestar àquele paciente. Fiquei muito feliz de poder reunir a família dele novamente, mesmo que por um curto período de tempo e em uma situação tão delicada. Nosso trabalho só faz sentido se a gente consegue melhorar e fazer a diferença na vida das pessoas”, disse a assistente social Sidilea Neto. 

Para a diretora-geral do São Lucas, Cynthia Milanez, é uma satisfação saber que os profissionais do hospital são reconhecidos pelo atendimento humanizado e atencioso, premissas do hospital, e parabeniza Sidilea Neto pelo ato tão solidário e generoso. “Investimentos constante em capacitação e tecnologia são realizados, mas nada supera o trabalho humano e a generosidade, que pode fazer a diferença para os pacientes e familiares”, disse.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"

Rayza Fontes

imprensa@heue.aebes.com.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard