29/04/2022 08h18 - Atualizado em 29/04/2022 17h21

Programa Estadual de Imunizações realiza capacitação na Regional Norte de Saúde

O Programa Estadual de Imunizações (PEI), em parceria com a Superintendência Regional de Saúde Norte, realizou a abertura da Capacitação em Normas e Procedimentos em Vacinação Segura. A capacitação, que acontece todos os anos, é importante para atualizar o conhecimento técnico e prático dos profissionais que atuam no âmbito da imunização e terá continuidade nos dias 05, 06, 10 e 11 de maio na Faculdade Multivix, campus de São Mateus.

Participaram da abertura da capacitação a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo; a referência técnica do Programa Regional de Imunização, Verônica Tomaz; e a coordenadora Regional da Atenção Primária em Saúde, Fabiola Sossai. Também estiveram presentes representantes dos 14 municípios que compõem a Região Norte de Saúde.

"Faz parte do Plano Estadual de melhoria das coberturas vacinais a atividade de capacitação permanente de multiplicadores municipais em Normas e Procedimentos para Vacinação. Essa parceria entre Programa Estadual de Imunizações, Superintendência Regional de Saúde Norte e municípios visa a aperfeiçoar as habilidades técnicas das equipes de vacinação da região e é extremamente importante para maior eficiência e autonomia dos profissionais, contribuindo para ampliar as coberturas vacinais", reforçou a coordenadora estadual do PEI, Danielle Grillo.

Durante o evento, a referência técnica do Programa Regional de Imunização, Verônica Tomaz, destacou que as capacitações em imunização auxiliam diretamente a formar multiplicadores de conhecimento e que poderão ser replicadores em seus municípios.

Desta forma, Verônica Tomaz ressaltou que essas capacitações são importantes momentos de troca de experiências. “E de interação também entre os profissionais da Secretaria, da Regional e dos municípios e que fortalece as ações de imunização em toda região", disse.

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Norte de Saúde
Anna Carolina Otoni