Programa Estadual de Órtese e Prótese Ocular atinge a marca de cinco mil atendimentos com óculos gratuitos na Região Sul

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) e da Superintendência Regional Sul de Saúde, alcançou, nessa segunda-feira (08), a marca significativa de cinco mil pessoas atendidas com óculos gratuitos por meio do Programa Estadual de Órtese e Prótese Ocular na região.
O paciente número cinco mil foi José Cícero dos Santos, de Marataízes, que recebeu os óculos novo das mãos do governador do Estado, Renato Casagrande, durante solenidade no município de Itapemirim, no litoral sul do Espírito Santo. “Eu estava precisando muito desses óculos. Fui muito bem atendido pelos médicos, fiz o exame e agora estou de óculos novo, bonito, do jeitinho que escolhi. Estou muito feliz e agradeço de coração”, disse José Cícero.
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffman, reforçou a importância do Programa. “É fundamental levar esse tipo de serviço e atendimento à população, porque ele melhora a vida das pessoas de verdade. Sabemos que, muitas vezes, o acesso a algumas especialidades médicas é difícil, mas essa realidade mudou no Espírito Santo. O SUS Capixaba avança, amplia sua capacidade de atendimento e, desta vez, oferece óculos gratuitos para quem mais precisa. A marca de cinco mil óculos entregues é muito importante, mas seguimos avançando cada vez mais”, disse o secretário.
A superintendente estadual de Saúde da Regional Sul Capixaba, Samila Figueira, disse que o objetivo é alcançar todos os municípios da região Sul do Espírito Santo. “Começamos a fazer as entregas no mês de abril desse ano e de forma muito ágil e eficiente a população conseguiu ser atendida. Os 26 municípios que compõem o sul capixaba terão acesso a esse programa e pretendemos chegar a mais de 19 mil óculos entregues”, enfatizou Samila Figueira.
Além da distribuição gratuita de óculos de grau, o Programa oferece acompanhamento contínuo do paciente, assegurando que a saúde ocular permaneça uma prioridade. Dessa forma, a população tem acesso a tratamentos e dispositivos essenciais, recebendo o suporte necessário durante todo o processo. O tempo médio estimado entre o cadastramento, a medição e a entrega dos óculos é de 20 a 25 dias, garantindo agilidade no atendimento e acesso rápido ao benefício.
O acesso ao benefício ocorre por meio de um fluxo organizado. O primeiro passo é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o paciente recebe encaminhamento para um Centro Especializado em Reabilitação (CER). Após avaliação médica, a solicitação é feita conforme a necessidade do paciente.
Documentos necessários para participar do Programa:
Documentação Médica:
- Receituário médico do SUS ou instituição vinculada, prescrito por oftalmologista com CRM/RQE.
- Receita médica legível, contendo nome do paciente, carimbo e assinatura do médico, número do CRM e data a partir de 01/01/2024.
Documentos Pessoais:
- Cópia do Cartão Nacional do SUS, RG e CPF.
- Certidão de Nascimento (se menor de idade).
- Número de telefone de contato.
- Documentação dos pais ou responsável legal (se menor de idade).
Comprovante de Residência:
- Documento em nome do usuário, cônjuge ou responsável legal.
- Se em nome do cônjuge, apresentar certidão de casamento.
- Se imóvel alugado ou cedido, apresentar contrato de aluguel, declaração do proprietário ou cadastro na Unidade de Saúde/CRAS.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos