Programa ‘Saúde Mais Perto’ leva teleconsultas de retorno ao Caparaó e amplia acesso a serviços especializados

O programa Saúde Mais Perto, promovido pela Secretaria da Saúde (Sesa), tem ampliado o acesso a serviços especializados nos 12 municípios que integram o Micropolo do Caparaó. A iniciativa beneficia as cidades de Alegre, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Irupi, Muniz Freire, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte e Apiacá.
Atualmente, o programa oferece atendimentos em cinco especialidades para o público adulto: endocrinologia, psiquiatria, geriatria, dermatologia e neurologia. Todas as consultas são de retorno, garantindo a continuidade do cuidado. A estrutura implantada tem capacidade para até 400 atendimentos mensais, e a previsão é de que o serviço seja ampliado com novas especialidades de alta demanda, como cardiologia, angioplastia, ortopedia, urologia, reumatologia, obstetrícia de alto risco, otorrinolaringologia, oftalmologia, neurologia pediátrica e nefrologia.
Segundo a gerente da Unidade de Saúde de Guaçuí, Juliana de Paula, o retorno dos pacientes tem sido extremamente positivo, especialmente nas consultas com especialistas como a psiquiatra.
“Estamos conseguindo acompanhar a regulação de perto, identificar gargalos, orientar sobre o uso correto do sistema e, com isso, melhorar a qualidade do atendimento, reduzir o absenteísmo, otimizar os recursos públicos e evitar que o paciente se perca no processo”, destacou.
A gerente acrescentou: “os pacientes valorizam não precisar sair de madrugada nem passar o dia aguardando transporte para uma consulta breve. As receitas e solicitações foram encaminhadas normalmente para o município. O retorno foi extremamente positivo e reforça como essa estratégia aproxima o cuidado da realidade do paciente.”
Outro fator que tem contribuído para os bons resultados é a articulação entre os gestores locais. A criação de um colegiado regional de secretários municipais de Saúde permitiu um espaço permanente para discussão das demandas específicas dos 12 municípios.
“Essa proximidade fortaleceu muito a atuação do Micropolo. Levamos as necessidades diretamente à Superintendência da Sesa, discutimos os serviços de forma regionalizada e conseguimos agir com mais eficiência”, explicam os coordenadores.
Com investimento médio anual de R$ 2.256.408,00 destinado às consultas, e um total de R$ 3.500.000,00 investidos anualmente na oferta de serviços de saúde, incluindo exames, o Saúde Mais Perto se consolida como uma política pública permanente, centrada no acesso, no cuidado contínuo e na regionalização da saúde. A estratégia reforça a eficiência da rede pública e leva atendimento qualificado para mais perto de quem realmente precisa.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Sul de Saúde
Greice Kelly Ferreira