24/03/2021 15h32 - Atualizado em 26/03/2021 14h42

Projeto ‘Cuidar de quem cuida’ da Sesa é aprovado em Congresso Nacional

O Projeto “Cuidar de quem cuida”, da Secretaria da Saúde (Sesa)” está entre os trabalhos aprovados no 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), que teve início, em formato virtual, nessa terça-feira (23).

O trabalho foi apresentado pela coordenadora do projeto e assistente social do Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, Bruna de Andrade Martins, que participou da mesa de debate on-line sobre Saúde do Trabalhador, Formação Técnica e Docente em Saúde.

De acordo com Bruna Martins, apesar de temporário, o projeto acumulou uma grande experiência para todos que estiveram à frente dele. “Mesmo com caráter transitório, o projeto oportunizou acumular uma notável experiência de cuidado da saúde do trabalhador, de uso eficiente de recursos públicos, de desenvolvimento de parcerias institucionais, tanto da Sesa quanto com outras Secretarias. Foi uma ação que nos provocou a necessidade de promover atenção à saúde dos servidores neste cenário de pandemia.”

Projeto Cuidar de quem cuida

O Projeto “Cuidar de quem cuida” se consistiu em uma ação estratégica de caráter emergencial e excepcional, proposta pela Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV), na promoção e prevenção à saúde dos servidores da Secretaria da Saúde (Sesa), como uma alternativa de cuidado físico e emocional neste período de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19).

A atenção à saúde dos trabalhadores contou com a utilização da Telessaúde nas modalidades teleconsultoria, teleducação e teleconsulta, a partir de livre demanda.

“Uma experiência que mostrou que o atendimento remoto, com base em tecnologias digitais, constituiu potente instrumento de promoção à saúde no contexto de crise sanitária, bem como configurou-se como ferramenta de educação permanente para equipes que não estavam habituadas com o atendimento remoto. O projeto ofertou atendimento multiprofissional em psicologia, psiquiatria, homeopatia e acupuntura, além de ter desenvolvido ações de educação em saúde por meio de webpalestras”, disse a coordenadora Bruna Martins.

Coordenadora do Projeto Cuidar de quem cuida

Bruna de Andrade Martins

Assistente Social estatutária, no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano

Autoras do Projeto