14/05/2024 16h15 - Atualizado em 14/05/2024 16h17

Projeto fortalece cuidados e dá suporte emocional às mães de bebês prematuros internados no Hospital Dr. Jayme Santos Neves

No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, uma atividade envolve cuidado e atenção da equipe de Psicologia da unidade. Na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), onde a preocupação e a esperança andam juntas, um projeto de humanização emerge como apoio para as mães que enfrentam a jornada delicada da internação de seus filhos prematuros.

Conduzidas pela equipe de Psicologia, essas mamães encontram um espaço seguro para expressar seus sentimentos, compartilhar suas angústias e celebrar suas pequenas vitórias. O projeto oferece uma rede de apoio que tece laços de compreensão mútua entre mulheres que compartilham uma jornada única e desafiadora.

“Em um primeiro momento, nós conversamos. Estimulamos para que desvendem os nós de ansiedade, enfrentem os desafios com coragem e ganhem esperança nestes momentos difíceis. Em seguida, elas trocam suas histórias, compartilham experiências e, juntas, descobrem que não estão sozinhas”, explicou a psicóloga responsável pela atividade, Amanda Santana.

Ao final de cada encontro, essas mamães deixam um legado de amor e sabedoria para as mães que virão depois delas. Seus recados ficam expostos no corredor que dá acesso à UTIN.

A mãe da Maite da Silva Santos, Glaudiceia Felhberg da Silva escreveu: “Você é mais forte do que imagina, e seu amor é o maior presente que pode oferecer ao seu filho”.  E completou: “A gente espera que outras mamães encontrem forças nas nossas palavras”, disse.

Outras mamães também deixaram seus recadinhos: “Respire fundo, confie na equipe médica e lembre-se de cuidar de si mesma também”; “Celebre cada pequeno progresso, por menor que pareça, pois cada passo é uma vitória”; e “Você é uma mãe incrível, e seu filho é um guerreiro. Juntos, vocês podem enfrentar qualquer desafio”.

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai