18/12/2025 16h34

Qualifica-APS recebe mais de 530 profissionais para formação em Atenção Primária à Saúde

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) deu boas-vindas aos 535 novos profissionais de saúde que ingressaram no Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), na última quinta-feira (11) e sexta-feira (12). O Programa é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), e visa fortalecer e qualificar a Atenção Primária à Saúde (APS), por meio da cooperação entre o Estado e os municípios para a formação de profissionais.

As vagas foram ofertadas a partir do edital ICEPi/Sesa nº 066/2025, e contou com 243 em Equipes Multiprofissionais Ampliadas; 103 enfermeiros; 90 médicos; 83 cirurgiões-dentistas; e 16 profissionais para o componente Consultório na Rua.  Ao todo, 67 municípios capixabas receberão os profissionais. Os profissionais de saúde serão distribuídos entre as regiões Norte, Central, Sul de Saúde e Metropolitana de Saúde, e participarão das Formações em Saúde da Família, Interprofissionalidade e em Atenção Primária com ênfase em Consultório na Rua.

Para o diretor-geral do ICEPi, Erico Sangiorgio, a chegada dos novos profissionais reforça o compromisso do Instituto com a qualificação da atuação na Atenção Primária à Saúde. “Queremos levar saúde a todos os cidadãos capixabas”, enfatizou. Além disso, Sangiorgio fez um panorama sobre o Qualifica-APS, evidenciando que ele é o maior programa de provimento e qualificação do Estado. 

Ainda durante a recepção, o diretor-geral destacou o papel dos profissionais na promoção de um serviço qualificado para a população. “Conheçam o território onde vocês estarão inseridos para inovar dentro do que é necessário na Saúde. Além disso, meu conselho é que vocês estejam próximos aos gestores. Agora, vocês são agentes de inovação”, concluiu. 

A carga horária da formação é dividida em 32 horas de atuação em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e oito horas semanais de formação em serviço com docentes-assistenciais.

 

O Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde

Atualmente, 1.000 profissionais do Qualifica-APS estão distribuídos em 64 municípios. Os profissionais do Programa compõem 59% de equipes de Atenção Primária; 77,8% de equipes de Consultório na Rua; e 18,5% de Equipes de Saúde Bucal no Espírito Santo.

Com uma proposta pedagógica construída a partir da lógica da Educação Permanente, a formação é realizada por meio de uma metodologia ativa. As atividades obrigatórias do Programa compreendem a encontros síncronos online, atividades de dispersão supervisionada e supervisão in loco.

O Programa conta com 66 docentes que tem um plano de atividades e acompanham os profissionais ao longo de toda a permanência no Qualifica-APS.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

 

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Wing Costa / Mayra Scarpi / Cecília Ribeiro

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard