08/05/2025 10h39

‘Quintal Himaba’: projeto de humanização promove educação em saúde com presença do CIATox-ES

Um dia de muito ensinamento e orientações marcou a manhã de crianças e responsáveis no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. Por meio do projeto de humanização “Quintal Himaba”, profissionais do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo (CIATox-ES) estiveram presentes para apresentação sobre o serviço.

O “Quintal Himaba” é uma feirinha realizada na área verde da unidade, com o objetivo de valorizar o empreendedorismo e expor produtos, com momento de troca e cultura. A visita do CIATox-ES trouxe um momento diferente às crianças, que puderam aprender sobre prevenção de intoxicações.

“A presença do CIATox no Himaba traz uma sensibilização muito importante sobre os riscos de intoxicações por produtos químicos e envenenamentos por animais peçonhentos. As crianças são importantes vítimas de intoxicações, que ocorrem na sua maioria nas residências, além de serem os grupos de risco em picadas de escorpiões. A exposição de exemplares de animais peçonhentos despertou interesse nas crianças, que puderam tirar suas dúvidas e aprender sobre os riscos e medidas de prevenção de acidentes”, explicou o médico do CIATox-ES, Nixon Souza Sesse.

Ainda segundo o profissional, o interesse das crianças fez com que os pais e responsáveis também se envolvessem no assunto. “Além disso, as crianças receberam materiais educativos para colorir e jogar. Os pais puderam interagir com as crianças e equipe do CIATox e receberam folders informativos. O serviço também foi divulgado para os profissionais de saúde do Himaba, que foi um grande parceiro nessa ação conjunta”, ressaltou Sesse.

A iniciativa do “Quintal Himaba” contou com o apoio de toda equipe da unidade. Para o diretor-geral do hospital, Cláudio Amorim, as ações de humanização seguem fortalecendo ações de integração, informação, cuidado para agradecer e fortalecer quem cuida de vidas.

O serviço do CIATox-ES pode ser acessado via telefone e está disponível para profissionais de saúde e a população em geral 24 horas por dia, sete dias por semana, com ligação gratuita para o número 0800 283 9904.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard