Recuperação de paciente com câncer do Hospital Infantil de Vitória é destaque nacional
Os profissionais do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, especialmente aqueles que atuam no Núcleo de Trabalho em Onco-Hematologia (NTOH/HINSG), têm muito a comemorar com a recuperação do paciente Lorenzzo Bom Costa, de 10 anos. Lorenzzo foi a primeira criança a ser submetida a um tratamento de terapia imunológica para a leucemia no Brasil e hoje celebra um ano sem a doença, com sua história de superação ganhando destaque em todo País.
“Para nós do Núcleo de Trabalho em Onco-Hematologia, que acompanhamos o Lorenzzo de perto, ver a sua repercussão e a possibilidade concreta de cura é muito emocionante e simbólico. É a expressão do propósito que nos move diariamente que é oferecer às crianças e adolescentes capixabas, que enfrentam o câncer, o melhor tratamento possível disponível”, disse emocionada a chefe do NT-OH/HINSG, Tânia Bitti.
O paciente foi submetido à terapia conhecida como CAR T-Cell (Chimeric Antigen Receptor T-Cell). Para recebe-la, Lorenzzo deveria contemplar todos os protocolos necessários, e com o trabalho de toda equipe multiprofissional do NTOH/HINSG, o paciente passou a ter condições clínicas adequadas para realizar o procedimento. O processo foi realizado em agosto de 2024, no Hospital Israelita Albert Einstein (SP), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e faz parte de um estudo clínico para o tratamento de leucemias e linfomas.
Para o diretor-geral do HINSG, Clio Zanella Venturim, a história do Lorenzzo mostra, além da superação do paciente, a dedicação dos profissionais do HINSG na busca contínua pelo aprimoramento técnico, assim como em discussões multidisciplinares com grupos multicêntricos.
“O Hospital Infantil é uma unidade que se destaca não só pela assistência e cuidado com as crianças e adolescentes, mas pela busca contínua dos profissionais pelo aprimoramento técnico e estudos multicêntricos, que trazem benefícios a todos nós. Além disso, como centro de referência estadual no combate ao câncer infantojuvenil, ter o primeiro paciente submetido à terapia Car-T Cell é um marco histórico e, ao mesmo tempo, um grande compromisso e responsabilidade”, destacou o diretor-geral.
Embora esteja há um ano em remissão, o pequeno Lorenzzo segue fazendo o acompanhamento com a equipe multiprofissional do HINSG, até a aguardada alta médica.
“Ver o Lorenzzo chegar até aqui nos enche de esperança e reafirma nossa responsabilidade em continuar pelo caminho da ciência, com afeto e total compromisso com o futuro das crianças e adolescentes que estão sob nossos cuidados”, pontuou Tânia Bitti.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos