Regionais de saúde recebem treinamento tecnológico voltado à Atenção Primária à Saúde
.jpeg?v=638732031235629980)
Aconteceu, nessa terça-feira (21), em Cachoeiro de Itapemirim, a Oficina Previne Brasil, uma capacitação sobre o Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB), do Ministério da Saúde, realizado pela Secretaria da Saúde (Sesa), com o apoio da equipe do Conselho de Secretários do Colegiado de Secretarias Municipais da Saúde do Espírito Santo (Cosems).
Além da região sul, o treinamento já capacitou equipes da saúde em outros 27 municípios do Estado. Entre os temas abordados, destacam-se: Sistemas de Informação; Fluxo de dados/Inconsistências; e Monitoramento e-Gestor AB.
O superintendente da regional Sul de Saúde, José Maria Justo, destacou a importância do evento e parabenizou a equipe do Cosems pelo apoio. “Por iniciativa própria, gestores municipais se reúnem para discutir e melhorar os indicadores de saúde na região, salvando e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, disse.
A secretária executiva do Cosems, Marfiza Novaes, enfatizou o objetivo do Conselho em gerenciar a oficina. “Nosso objetivo é empoderar os secretários na gestão municipal de saúde”, destacou.
Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB)
O SISAB integra a estratégia do Departamento de Saúde da Família, denominada e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS), que moderniza a plataforma de softwares tecnológicos das unidades básicas de saúde, oferecendo mecanismos para ampliar e melhorar o acompanhamento da gestão.
O sistema e-SUS utiliza dois softwares para captar as informações:
- Coleta de Dados Simplificado (CDS): sistema que armazena o registro das fichas de cadastros dos usuários, individuais, familiares, odontológicas e atividades coletivas.
- Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC): sistema que permite a organização da agenda das equipes de saúde (profissionais médicos e enfermeiros); o acolhimento à demanda espontânea (população que busca assistência à saúde sem agendamento); atendimento individual, além de obter o registro de todas as atividades que são realizadas nas unidades de saúde.
O sistema de informação foi instituído com o intuito de proporcionar o financiamento da Atenção Primária à Saúde, permitindo que o município faça a adesão a algumas estratégias de políticas que promovam a saúde e previnam agravos.
Oficina Previne Brasil nas regionais de saúde do Espírito Santo
A região Central-Norte foi a pioneira em receber o treinamento da Oficina Previne Brasil, que aconteceu no dia 13 de setembro, no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Geraldo Vargas Nogueira, em Colatina, e contou com a participação de técnicos e secretários dos municípios da Região.
Já a Região Metropolitana recebeu, nessa segunda-feira (20), o treinamento tecnológico voltado à Atenção Primária à Saúde. O evento aconteceu no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br