Regional Norte de Saúde promove capacitação em saúde materno-infantil
.jpeg?v=638567430471665490)
Com o propósito de aprimorar as ações da Rede de Atenção Materno-Infantil (RAMI), a Superintendência Regional de Saúde de São Mateus (SRSSM), realizou a capacitação das equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) dos 14 municípios que integram a Regional Norte Saúde. Ao todo, foram capacitados 256 profissionais, entre médicos e enfermeiros. Os encontros aconteceram de fevereiro a julho, nos polos regionais de São Mateus, Montanha, Nova Venécia e Barra de São Francisco.
O objetivo da capacitação foi apresentar e treinar os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), que atuam na Linha de Cuidado Materno-Infantil da Rede de Atenção à Saúde, a utilizarem o Protocolo Regional de Estratificação de Risco Gestacional, atualizado em novembro de 2023; o Protocolo Estadual de Estratificação de Risco da Criança; o Protocolo Regional de Laqueadura e Vasectomia; Puericultura; e a Estratégia de amamentação que visa ao incentivo ao aleitamento materno.
De acordo com a referência técnica da Rede Materno-Infantil na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de São Mateus, Rita de Cássia Santos Costa Santa Ana, além do treinamento, as capacitações visam aumentar a resolutividade de casos atendidos pela APS com a qualificação dos processos de trabalho das equipes. Dessa forma, os encontros atendem às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuem para a integralidade do cuidado da saúde da mulher e da saúde materno-infantil.
“O nosso objetivo era capacitar todas as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos 14 municípios que integram a Regional Norte de Saúde. O resultado desse ciclo de qualificação foi altamente produtivo, pois propiciou o debate sobre os desafios vivenciados pelos profissionais na assistência aos usuários, bem como o levantamento de estratégias de apoio técnico para o fortalecimento da APS na região", avaliou Rita de Cássia.
Capacitações realizadas
- Polo São Mateus, 20 e 21 de fevereiro
Conceição da Barra – 05 profissionais capacitados; Jaguaré – 27 profissionais capacitados; Pedro Canário – 23 profissionais capacitados e São Mateus – 39 profissionais capacitados.
- Polo Montanha, 26 e 27 de março
Montanha – 31 profissionais capacitados; Mucurici – 10 profissionais capacitados; Pinheiros – 20 profissionais capacitados e Ponto Belo – 09 profissionais capacitados
- Polo Nova Venécia, 28 e 29 de maio
Boa Esperança – 15 profissionais capacitados; Nova Venécia – 26 profissionais capacitados e Vila Pavão 06 profissionais capacitados.
- Polo Barra de São Francisco, 03 e 04 de julho
Água Doce do Norte – 08 profissionais capacitados mais capacitados; Barra de São Francisco – 37 profissionais capacitados. Ecoporanga não enviou profissionais para capacitação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Luiza Marcondes