03/10/2023 11h00

Regional Norte de Saúde realiza I Simpósio de Segurança do Paciente

A Comissão Regional de Segurança do Paciente, do Núcleo de Vigilância em Saúde (NVS), da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus (SRSSM), em parceria com o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), realizou o I Simpósio de Segurança do Paciente da região Norte do Espírito Santo. O evento ocorreu na última quinta-feira (28), no auditório da Universidade Vale do Cricaré (Univc), em São Mateus.

O simpósio contou com a presença de 200 participantes, entre gestores e profissionais da saúde dos hospitais e serviços de diálise, referências técnicas dos núcleos de segurança do paciente e estudantes de cursos técnicos e superiores da área da saúde.

O evento aconteceu em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado no dia 17 de setembro, uma data estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Por conto disso, o mês de setembro foi escolhido para discutir o tema regionalmente.

A coordenadora Regional de Segurança do Paciente da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus, Débora Oliveira Prates, destacou que os objetivos do simpósio foram disseminar a cultura de segurança do paciente e melhorar a qualidade da assistência prestada aos usuários dos serviços de saúde, fortalecendo as ações nessa temática na região Norte.

O evento foi finalizado com uma mesa-redonda com a temática “Cultura de Segurança do Paciente”. A palestra foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e enfermeiro do Núcleo de Segurança do Paciente do HRAS, Thiago Fachetti; e o enfermeiro e diretor assistencial do HRAS, Thiago Nogueira; a fisioterapeuta do HRAS, Andréia Azevedo.

Também participaram dos debates a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Municipal de Pinheiros, Layanne Souza; a enfermeira do Hospital São Marcos, Dayanne Ruela; a enfermeira do Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho, Maria Elizia Caldeira; e a coordenadora regional de Segurança do Paciente da SRSSM, Débora Oliveira.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Luiza Marcondes