Regional Norte faz treinamento e capacitação sobre manejo de gastrostomia

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) Norte e o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) realizaram um treinamento e capacitação sobre o manejo de gastrostomia para profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS). O evento aconteceu no dia 18 de março, na faculdade Multivix, em São Mateus.
A capacitação contou com a apresentação da assistente social Ana Carolina Dornelas sobre o novo fluxo de gastrostomia adotado pelo HRAS e as especificidades da linha de cuidado. Também aconteceram as palestras da fonoaudióloga do Centro Regional de Especialidades Norte (CRE-Norte), Larissa Raymundo, e da nutricionista Leandra Almeida, além de um treinamento da enfermeira estomoterapeuta Maiza Bomfim sobre o manejo de estomias.
Foram convidados profissionais da Nutrição, Fonoaudiologia e Enfermagem dos 14 municípios que compõem a Regional Norte de Saúde e atuam, principalmente, na APS. Cerca de 60 pessoas participaram da capacitação. O evento foi aberto ao público, sem necessidade de inscrição.
Novo fluxo de gastrostomia
Desde agosto de 2024, o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) estabeleceu um novo fluxo de Gastrostomia na unidade, com apoio da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus (SRSSM), Centro Regional de Especialidades Norte (CRE-Norte), Rede de Urgência e Emergência (RUE/SRSSM) e Programa Melhor em Casa. Foi discutido e aprovado em CIR e CIB com as resoluções CIR nº 030/2024 e CIB nº 138/2024, homologando o fluxo de atendimento para gastrostomia extra e intra-hospitalar do HRAS.
“O fluxo de atendimento extra e intra-hospitalar faz com que o paciente tenha continuidade no atendimento em todos os níveis de atenção à saúde: primária, via Unidade Básica de Saúde; secundária, via CRE; e terciária, via HRAS. Pensamos essa capacitação como parte do treinamento desta linha de cuidado, para que os profissionais, principalmente os que estão inseridos na APS, estejam preparados para atender usuários gastrostomizados dos seus municípios ou região”, explicou a assistente social Ana Carolina Dornelas.
Além do treinamento, foram realizadas reuniões pela SRSSM e HRAS com os municípios, por meio dos coordenadores da APS, Saúde Bucal e referências municipais de ostomizados, para apresentar o novo fluxo de gastrostomia, compartilhar informações e articular ações para promover a assistência entre os serviços.
Consulta Estomizado
A região Norte é a única no Estado com um item específico para atendimento de pessoas ostomizadas no Sistema MV ambulatorial, o “Consulta Estomizado - Norte”.
O item possibilita que o médico regulador, um cirurgião geral que faz parte da Equipe Multidisciplinar do Serviço de Atenção à Pessoa Ostomizada do CRE de São Mateus, faça o atendimento deste paciente no serviço, mantendo-o com o acompanhamento especializado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Luiza Marcondes
luizamarcondes@saude.es.gov.br